segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Celebração do Sagrado Coração de Jesus - Germil 2019

Durante os dias 17 e 18 de Agosto foi celebrado na aldeia de Germil as celebrações do Sagrado Coração de Jesus que contou com a presença dos habitantes de Germil e seus emigrantes como pessoas das aldeias vizinhas. 

Conforme a tradição todos os anos o festeiro, também chamado de imperador do Divino é a figura central nos rituais e organização da festa. O casal de festeiros é formado por devotos indicados por ex-festeiros que são submetidos ao crivo final do bispo diocesano. Além das tarefas de angariar recursos e de fazer o controle administrativo, os festeiros devem percorrer os casas fazendo um trabalho de divulgação da festa.  

Este ano os festeiros elegeram um programa diferente na qual incluiu uma banda musical, rancho folclórico, cantigas a desgarrada,  o leilão das flores, de uma broa Germilense com o seu respectivo cesto e toalha de linho e de uma pobre cabra que de momento ainda anda por ai. No final os festeiros nos surpreenderam com a organização das Rusgas de Germil que consistiu na formação de um grupo com os habitantes de Germil e alguns amigos presentes na festa na qual apresentaram o seu grupo "folclórico local" com tshirts e tudo onde houve muita cantaria e danças folclóricas

Os festeiros também tiveram ajuda da população de Germil e como é habitual no sábado as 8:00 iniciaram os trabalhos na limpeza do exterior da igreja, no percurso da procissão, na colocação de faixas com fitas e em todos os preparativos necessários para mais uma festa que desta vez não contou com fogo de artificio devido a problemas técnicos com a licença. 

Partilho assim algumas fotos destas celebrações. 


Fotos e textos de Carlos Moreira 






































































































































































































Saudações montanheiras 
Carlos Moreira 


segunda-feira, 22 de julho de 2019

Donativo de deposito de água de 1000 litros à associação Péd´Rios Germil

As casas e outros edifícios da aldeia de Germil são abastecidas de água potável através de captações de água das nascentes encontradas nas pendentes dos baldios da nossa serra Amarela. Esta água segue por tubos enterrados que serpenteiam a serra até chegarem a "casa do deposito" da aldeia, deposito este com capacidade de 1000 litros que reparte a agua através dos tubos enterrados ao longo de Germil de Cima e de Baixo entrando assim nas canalizações das casas até chegarem as torneiras ou as mangueiras que por vezes não param de regar. A canalização é antiga e por vezes os tubos rebentam ou racham com a idade o que de imediato provoca perda de água e pressão nas torneiras e por diversas vezes falta de água ao redor das casa ou edifícios onde o tubo adoeceu ou faleceu. Quando este incidente se manifesta temos o Sr. João Pereira da junta de freguesia e da associação de moradores para resolver o assunto, localizar o local do incidente e reparar os danos com a introdução de um remendo ao tubo para os habitantes poderem novamente terem água nas torneiras. Nestes casos o Sr. João Pereira pede ajuda a alguns vizinhos na qual também tive a oportunidade de participar no arranjo de um dos tubos o que não é fácil pois por vezes demora dias e quilómetros a pé para localizar a fuga . Este trabalho do Sr. João Pereira é de louvar pois os poucos habitantes de Germil já têm uma idade avançada e não estão com forças para poder remendar um tubo. As nascentes da nossa serra Amarela também são assistidas pelo Sr. João Pereira e por alguns ajudantes moradores da aldeia que tudo fazem para podermos ter agua em Germil. 


O problema surge no Verão entre Julho e finais de Setembro, as fontes por vezes não debitam água suficiente e o aquecimento global que também se faz sentir nas entranhas do subsolo da nossa serra. Todos os anos com excepção do decorrente (que de momento ainda não entrou em estado de alerta) o solo seca, os ribeiros e nascentes debitam menos água e até a fonte da aldeia tem vindo a demonstrar menor fluxo de água na qual os habitantes até dizem "nunca vi a fonte com tão pouco água". 

As poças de rega ainda se utilizam por estas bandas mas não com a precisão de antigamente mas lá se vão utilizando para todos poderem regar os seus vegetais e não utilizar a água da rede da aldeia. 

A edifício da nossa associação todos os Verões fica sem água em alguns períodos principalmente em Agosto pois na zona em que esta localizado o edifício e conforme o formato em que a rede dos tubos esta estabelecida se perde a agua pelo caminho não chegando a nossa torneira obrigando por vezes o encerramento da associação. 

A solução para podermos manter a associação aberta durante o Verão será instalar um deposito de água no edifício da associação. A ideia será criar uma caixa em cimento e "enterrar o deposito" na qual também irá necessitar de um motor de água eléctrico para puxar a agua e a instalação do deposito à rede. 

Como a associação vive de donativos, conseguimos na semana passada o donativo de um deposito novo de agua IBC de 1000 litros de capacidade com base e grade doado e transportado do Porto até Germil pelo nosso montanheiro e dirigente André Monteiro na qual agradecemos de todo coração a sua acção. 

Neste momento ainda estamos a procura de um donativo para compra e um motor de água eléctrico para a posterior podermos pedir ajuda na construção da caixa de cimento para "enterrar" o deposito e ligação do mesmo à rede do edifício. 

Aproveitamos também esta oportunidade para pedir aos habitantes de Germil que não desperdicem água e que tentem regar de forma gota a gota e todos seremos felizes com água nas torneiras. 

Saudações montanheiras 
Carlos Moreira    

Texto e foto de Carlos Moreira  









  

terça-feira, 4 de junho de 2019

Sócios e amigos Péd´Rios e AMG de Germil - Assistência Granfondo Gerês 2019

No passado Domingo dia 2 de Junho, sócios e amigos da associação Péd´Rios e da associação de moradores de Germil (AMG) através de convite da Bikeservice, prestaram assistência na aldeia de Germil num dos pontos de abastecimento de mais uma prova organizada pela EDP Distribuição Gerês Granfondo by Trek. 


Com partida e chegada na Vila do Gerês, Terras de Bouro, Amares e Ponte da Barca foram os municípios atravessados pelos três diferentes percursos: Granfondo (130 km e 2279 m de acumulado), Mediofondo (94 km/1568 m) e Minifondo (77 km/1080 m). 
Venceslau Domingues Fernandes no centro da foto

A subida-rainha da prova foi o Alto de Germil, merecendo destaque as desafiantes mas recompensadoras escaladas da Pedra Bela e do Alto da Junceda.  
Durante a nossa assistência tivemos a oportunidade de conhecer ciclistas de vários cantos do mundo desde os EUA, Canada, Itália, França, Espanha, Galiza e Portugal na qual também tivemos o privilegio de interagir um pouco com um dos vencedores da volta a Portugal no ano de 94 o ciclista profissional Venceslau Domingues Fernandes que com a sua clássica bicicleta autorizou umas fotos com o pessoal. 
Partilhamos assim fotos da nossa divertida assistência em mais um Granfondo por terras de Germil onde não faltou o presunto e por incrivelmente que pareça muita coca-cola.... 































Saudações montanheiras 
Carlos Moreira 
Texto e fotos de Carlos Moreira 


Primeira sessão apresentação ESCALAR POR UMA CAUSA - Himalaias 2020

Sábado dia 1 de Junho, Carlos Moreira presidente da associação Péd´Rios Germil, apresentou a primeira de duas sessões do projecto ESCALAR POR UMA CAUSA - HIMALAIAS 2020 na qual contou com a presença de vários montanheiros interessados em participar nesta expedição com o intuito de podermos ajudar os utentes da APPACDM de Ponte da Barca, transmitir a nossa mensagem aos povos locais e levar as bandeiras dos patrocinadores, da APPACDM e do município de Ponte da Barca ao cume da montanha Island Peak com 6189 metros de altitude. 


Nesta primeira sessão estiveram presentes o presidente Sr. João Pereira da AMG (associação de moradores de Germil), e  membro da junta de freguesia que teve a oportunidade de nos incentivar a avançar com este projecto com a esperança de a junta de freguesia poder apoiar e da Dra. Sara Gonçalves da APPACDM de Ponte da Barca na qual teve a oportunidade de mostrar a todos os presentes os trabalhos desenvolvidos pela APPACDM e fotos dos utentes num conjunto de actividades desenvolvidas pela associação. 


Nesta primeira sessão Carlos Moreira apresentou o projecto ESCALAR POR UMA CAUSA na qual teve a oportunidade de anunciar a todos os presentes o valor da percentagem que iremos doar a APPACDM e a associação Péd´Rios do montante de todos os patrocínios e receitas que iremos conseguir. A seguir apresentamos um video da escalada ao Island Peak e toda a logística incluindo todas as despesas inerentes neste projecto.  





A segunda sessão deste projecto será para o mês de Setembro com data ainda a definir.

Saudações montanheiras
O presidente
Carlos Moreira

Texto e fotos de Carlos Moreira 

sábado, 25 de maio de 2019

Protocolo de colaboração Péd´Rios com Brand Tours animação turística

A associação Péd´Rios em colaboração com a empresa de animação turística Brand Tours com sede no Porto, assinaram protocolo de colaboração que visa principalmente a cooperação entre os outorgantes na promoção e divulgação da prática de actividades culturais, recreativas e desportivas.



O presente Protocolo tem como objectivo contribuir para que cada vez mais pessoas tenham acesso a práticas de vida saudável, nomeadamente através de actividades como o campismo, montanhismo, pedestrianismo, orientação, canyoning, passeios interpretativos, visitação e interpretação do meio ambiente.

No âmbito deste protocolo, os outorgantes poderão realizar actividades conjuntas de promoção com carácter cultural, recreativo e desportivo para benefício dos associados. educandos e utentes. 

Para a concretização dos objectivos do presente Protocolo, a associação Péd´Rios também oferece condições e o acesso as instalações da associação (abrigo de montanha) Péd´Rios, dormitório, cozinha, casas de banho, sala convívio e recinto exterior nas condições de utilização definidas no regulamento do Abrigo Péd´Rios. 

Saudações montanheiras 
O presidente 
Carlos Moreira 

quarta-feira, 15 de maio de 2019

Protocolo de colaboração Péd´Rios e IPVC Escola Superior Desporto e Lazer

A associação Péd´Rios em colaboração com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo - Escola Superior de Desporto e Lazer, assinaram protocolo de colaboração que visa principalmente a cooperação entre os outorgantes na promoção e divulgação da prática de actividades culturais, recreativas e desportivas.



O presente Protocolo tem como objectivo contribuir para que cada vez mais pessoas tenham acesso a práticas de vida saudável, nomeadamente através de actividades como o campismo, montanhismo, pedestrianismo, orientação, canyoning, passeios interpretativos, visitação e interpretação do meio ambiente.

No âmbito deste protocolo, os outorgantes poderão realizar actividades conjuntas de promoção com carácter cultural, recreativo e desportivo para benefício dos associados. educandos e utentes. 

Para a concretização dos objectivos do presente Protocolo, a associação Péd´Rios também oferece condições e o acesso as instalações da associação (abrigo de montanha) Péd´Rios, dormitório, cozinha, casas de banho, sala convívio e recinto exterior nas condições de utilização definidas no regulamento do Abrigo Péd´Rios. 

Saudações montanheiras 
O presidente 
Carlos Moreira