segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Celebração do Sagrado Coração de Jesus - Germil 2019

Durante os dias 17 e 18 de Agosto foi celebrado na aldeia de Germil as celebrações do Sagrado Coração de Jesus que contou com a presença dos habitantes de Germil e seus emigrantes como pessoas das aldeias vizinhas. 

Conforme a tradição todos os anos o festeiro, também chamado de imperador do Divino é a figura central nos rituais e organização da festa. O casal de festeiros é formado por devotos indicados por ex-festeiros que são submetidos ao crivo final do bispo diocesano. Além das tarefas de angariar recursos e de fazer o controle administrativo, os festeiros devem percorrer os casas fazendo um trabalho de divulgação da festa.  

Este ano os festeiros elegeram um programa diferente na qual incluiu uma banda musical, rancho folclórico, cantigas a desgarrada,  o leilão das flores, de uma broa Germilense com o seu respectivo cesto e toalha de linho e de uma pobre cabra que de momento ainda anda por ai. No final os festeiros nos surpreenderam com a organização das Rusgas de Germil que consistiu na formação de um grupo com os habitantes de Germil e alguns amigos presentes na festa na qual apresentaram o seu grupo "folclórico local" com tshirts e tudo onde houve muita cantaria e danças folclóricas

Os festeiros também tiveram ajuda da população de Germil e como é habitual no sábado as 8:00 iniciaram os trabalhos na limpeza do exterior da igreja, no percurso da procissão, na colocação de faixas com fitas e em todos os preparativos necessários para mais uma festa que desta vez não contou com fogo de artificio devido a problemas técnicos com a licença. 

Partilho assim algumas fotos destas celebrações. 


Fotos e textos de Carlos Moreira 






































































































































































































Saudações montanheiras 
Carlos Moreira