Com tem sido habitual a associação Péd´Rios representada por Carlos Moreira também participou neste evento com o intuito de poder estar junto do habitantes de Germil e dos amigos da nossa associação.
Em Germil e nas aldeias vizinhas este ritual é um pouco diferente ao celebrado nas grandes cidades pois o Compasso percorre várias casas de outros paroquianos em forma de procissão. Depois da missa os habitantes se reúnem no exterior da igreja e seguem o Crucifixo até a próxima casa em que cada uma das casas, após uma bênção inicial, os habitantes beijam a cruz e aproveitam para oferecer donativos pecuniários à paroquia.
O facto mais relevante neste compasso é de cumprimentar as mesmas pessoas vezes sem fim, facto que origina risota por ser fora do vulgar. Todos formam fila indiana na entrada da próxima casa na qual por vezes nos cruzamos e chocamos uns contra os outros de forma a todos terem a oportunidades de poder cumprimentar o anfitrião da casa e dar-lhe as boas festas.
Aproveito assim esta oportunidade para agradecer a todos os presentes da amizade e o carinho que uma vez mais recebi de todos que participaram neste evento.
Partilho assim algumas fotos deste Compasso animado e cheio de alegria!
Saudações montanheiras
Carlos Moreira
Fotos e textos de Carlos Moreira













































































































































































