segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Dirigentes Péd´Rios participam em mais um estágio de montanha promovido pela FCMP e ENM

Durante os dias 23 a 25 de Novembro, dirigentes da associação Péd´Rios Germil, participaram no estágio sobre “Gestão de Grupos em Actividades de Montanha” organizado pelo Centro de Formação da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal/Escola Nacional de Montanhismo (FCMP/ENM). 

Sala convívio da Pousada de Juventude da Serra da Estrela

No estagio estiveram presentes aproximadamente 30 treinadores de desporto pertencentes aos Quadros Técnicos da FCMP/ENM que tiverem não só a oportunidade de se reverem como de obter com este estagio mais conhecimentos, metodologias e técnicas em actividades de montanha. Com esta actualização de "competências "
permitiram aos presentes testar e desenvolver  um conjunto de exercícios de elevado nível e desempenho.  

O local onde se desenvolveu este estagio foi na Serra da Estrela na qual nos ofereceu um fim de semana com chuva, vento, frio e alguma neve que pós em prova todos os que nele participaram.   


Conteúdos do estagio:
  • Gestão e Liderança de Grupos em Actividades de Montanha com base na Paisagem
  • Planeamento de Actividades de Montanha com apoio de Plataformas e Aplicações Informáticas: teoria e aplicações práticas
  • Gestão e Liderança de Grupos em Actividades de Escalada: prática
Aproveitamos e deixamos aqui um forte abraço a todos os coordenadores deste estágio aos companheiros que participaram como algumas fotos da minha autoria e outras partilhadas pelos companheiros das nossas actividades durante este importante evento:  































































Saudações montanheiras 
Carlos Moreira 


quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Visita aos Picos de Europa - 26 a 30 de Dezembro 2018


Programa



Dia 26 – Saída 07:00 – Porto - Braga - Leon – Potes – Espinama. Pernoita Albergue em Espinama

Dia 27 – Caminhada Aldeia de Tresviso (Ida e Volta) 13 km dificuldade média / alta – Pernoita Albergue em Espinama

Dia 28 – Caminhada Aldeia de Sotres até Aldeia de Bulnes 12 km dificuldade média. Passagem pelo desfiladeiro de Ermida e pernoita no abrigo de Bulnes  

Dia 29 – Caminhada aldeia de Bulnes para Poncebos 8 km dificuldade média. Visita a aldeia de Arenas de Cabrales e Potes com pernoita Albergue em Espinama. 

Dia 30 – 09h00 saída de Espinama com regresso a Portugal

NOTA: O albergue e abrigo dispõe de cozinha para poderes confecionar os teus alimentos. Em Espinama existem restaurantes e supermercado. No abrigo de Bulnes é possível reservar jantar na qual necessitamos saber com antecedência para podermos reservar. Em Bulnes não existe restaurante ou supermercados.


O que terás que levar

Botas de montanha
Mochila de 30 litros (caminhadas)
Saco cama
Bastão de marcha (obrigatório)
Impermeável ou poncho
Roupa adequada a época
Cantil e lanterna

Características do passeio

Visitação com pequenas paragens e caminhadas / travessias interpretativas aos lugares mágicos do Parque Nacional Picos de Europa.

Passagem pelo Perímetro do Parque

Inscrições e informações - pederiosgeral@gmail.com 

Numero mínimo de participantes: 6

Numero máximo de participantes: 12

Inclui: Transporte, seguro de acidentes pessoal, guia, pequeno-almoço e pernoitas em albergue

Não Inclui: Refeições

Valor da inscrição por participante:  265€

Inscrições serão aceites até ao dia 15 de Dezembro

(o valor da inscrição reverte para aluguer de viatura, seguros, combustível, guia, albergues e portagens)

VIII Magusto Péd´Rios Germil - Convívio anual com casa cheia!

Durante o dia 18 do corrente mês a associação Péd´Rios Germil organizou o VIII Magusto que contou com a presença de habitantes de Germil, alguns emigrantes que vierem de França e amigos e sócios da associação provenientes do grande Porto. Tivemos também a presença de muita chuva e vento durante o evento que não nos impossibilitou em continuar com o nosso convivo pois estamos a falar de gente com muita garra e com vontade de festejar anualmente mais um São Martinho em Germil. 

Durante o nosso convívio tivemos a oportunidade de interagir com as pessoas presentes, participar em alguns jogos tradicionais dentro das instalações da associação e de um lanche oferecido pela Junta de Freguesia com direito a caldo verde para aquecer as nossas almas. Os presentes no final também aproveitaram para oferecer um donativo a associação com o objectivo de poderem ajudar para a manutenção das nossas instalações. 

Aproveitamos assim esta oportunidade para partilhar fotos do nosso convívio. 
































Saudações montanheiras 
O presidente 
Carlos Moreira 

Texto de Carlos Moreira 
Fotos de Carlos Moreira . Olinda Martins e José Alberto