domingo, 29 de junho de 2014

Inauguração do Trilho Interpretativo da Serra Amarela

No passado dia 28 de Junho foi inaugurado o Trilho Interpretativo da Serra Amarela designado pela Grande Rota (GR34) na qual contou com aproximadamente 30 participantes. Este trilho tem como entidade promotora a Câmara Municipal de Ponte da Barca e a Câmara Municipal de Terras de Bouro.


O programa consistiu com a concentração dos participantes na aldeia de Germil onde se deu inicio a realização de um pequeno troço da GR34 desde a aldeia de Germil até a aldeia de Cutelo com aproximadamente 2,5km de distancia. 

A inauguração e apresentação do painel informativo da GR34 pelo presidente da C.M. Terras de Bouro, Dr. Joaquim Cracel que por motivos profissionais não participou na caminhada.  
Participantes presentes na inauguração 
Pequena introdução sobre os aspectos turísticos da aldeia de Germil  pelo Exmo. Sr. João Pereira da Junta de Freguesia de Germil.    
A interpretação do trilho ficou a cargo do Biólogo Duarte Silva e da Arqueóloga Alda Rodrigues
Participantes atentos na interpretação do trilho
Participantes em plena actividade 
Apesar de a chuva ameaçar tivemos sorte com o tempo
GR34
Chegada dos participantes a Aldeia de Cutelo
Participantes e painel informativo da GR34 na aldeia de Cutelo

No final do percurso os participantes foram transportados por autocarro para o museu de Vilarinho da Furna no Campo do Gerês  
Nas instalações do museu de Vilarinho da Furna foi apresentado o portal do site do Trilho Interpretativo da Serra Amarela - GR34. Na apresentação estiveram presentes responsáveis dos municípios de Ponte da Barca de Terras de Bouro a presidente da Junta de Freguesia de Campo do Gerês e elementos da Adere-PG.   

Os participantes também tiveram a oportunidade de visitarem o museu da Geira através de convite feito pelos responsáveis do museu de Vilarinho da Furna
No final todos os participantes tiveram a oportunidade de conviverem num almoço no museu da Geira onde podemos apreciar a degustação de alguns produtos locais.

O Trilho Interpretativo da Serra Amarela GR34 tem uma extensão de 34.916 metros com um grau de dificuldade elevado que poderá ser percorrido num só dia para os mais resistentes ou por várias etapas.

Para mais informações sobre o trilho poderás consultar a sua ficha étnica e etapas através do seguinte link: Trilho Interpretativo Serra Amarela - GR34

Para os participantes que estejam interessados em percorrer este belíssimo e emblemático trilho a nossa associação Péd´Rios em Germil,  dispõe de panfletos e monitores que poderão ajudar-te na melhor interpretação do trilho e de um abrigo de montanha para 10 pessoas no caso de necessitares de pernoita ou abrigo na tua passagem por Germil.  
Saudações montanheiras
O presidente 
Carlos Moreira 

Textos e fotos de Carlos Moreira 



quinta-feira, 19 de junho de 2014

Caminhada Limpeza em Germil - ADIADA PARA 06 de Julho 2014

Programa

11:00 Recepção dos participantes na sede Péd`Rios em Germil

11:05 Distribuição de sacos para o lixo e luvas

11:10 Caminhada Limpeza


13:00 Fim dos trabalhos 


Esta iniciativa “Caminhada Limpeza de Germil” consiste em reunir o numero possível de voluntários para recolha do lixo (maços de tabaco, papeis, plásticos, etc.) que se encontram nas valetas, ribeiros  e caminhos da aldeia de Germil de cima e de baixo.

A Câmara Municipal de Ponte da Barca apoia esta iniciativa disponibilizando sacos para o lixo, luvas e viatura para recolha do lixo.

Ao participares nesta iniciativa estarás a ajudar a preservação do meio ambiente e paisagístico da aldeia de Germil.

Esta actividade conta com o apoio:


Para mais informações contacta a nossa associação

Saudações Montanheiras
O Presidente 
Carlos Moreira  

terça-feira, 3 de junho de 2014

III Convívio Primaveril Péd´Rios Germil...animação e boa disposição!

No passado dia 01 de Junho foi realizado o III Convívio Primaveril na associação Péd´Rios em Germil. Este convívio teve a presença de mais de 25 habitantes da aldeia de Germil que tiveram a oportunidade de se divertirem através de jogos e actividades com a companhia de um churrasco e lanche.

Os viciados da sueca 
O nosso churrasco 
Desta vez e para ser diferente em vez dos jogos tradicionais apliquei os conhecimentos obtidos na minha ultima formação modular com um plano de actividades composto por ginástica sincronizada e dinâmicas de grupo com o objectivo de facilitar o conhecimento interpessoal do grupo através da socialização, desenvolvimento da motricidade fina, estimular a destreza manual, promover o respeito pelas regras estabelecidas nos jogos, a criatividade e divertimento. 

Salada, carne e aperitivos não faltaram 
Convívio entre habitantes de Germil 
Tempo para mais umas sandes 
Antes de entrar em acção com o plano de actividades foi servido um churrasco acompanhado com saladas, entradas várias, bolos e biscoitos onde todos se serviram a saborearam neste dia repleto de sol e boas disposição.

Jogo do Calhambeque foi uma risota geral 
E animação começa com alguma ginástica  

Dinâmica de grupo - Retrato colectivo
A dinâmica do jogo do Retrato Colectivo foi uma das actividades mais divertidas do dia. Durante o jogo todos tiveram a oportunidade de desenhar de uma maneira divertida o rosto dos seus parceiros com alguma dança pelo meio.

Grande dinâmica dos nossos participantes
Alguns ficaram confusos com os desenhos 
Mostra final dos retratos 
Dinâmica de grupo - Jogo da colher e bola 
Alguns problemas técnicos com gargalhadas a acompanhar
Hora dos doces 
Apresentação fotográfica das festividades da pascoa 2014
No final dos jogos todos seguiram para a sala da associação com o objectivo de poderem visualizar uma apresentação fotográfica das festividades da pascoa 2014 em Germil.


Video fotográfico do III Convívio Primaveril em Germil 

Na eventualidade de quereres visualizar e guardar as fotos deste convívio poderás aceder as mesmas através do seguinte link:  Álbum de fotos do III Convívio Primaveril Germil

O presidente da associação agradece a presença dos habitantes de Germil neste convívio que uma vez mais foi um sucesso.

Saudações montanheiras
Carlos Moreira

Texto de Carlos Moreira 
Fotos de Margarita Moreira e Carlos Moreira 





sábado, 31 de maio de 2014

Limpeza e Manutenção Florestal em Germil

Nos últimos 15 dias foram realizadas limpezas do espaço interior do maior Fojo do Lobo do Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG) que se localiza no vale do Rio Germil e da encosta e floresta de Chão da Ponte.  

Fojo do Lobo de Germil - Ponte da Barca 

Os fojos existem apenas no norte da Península Ibérica. O Fojo de Germil é do tipo de paredes convergentes constituído por duas paredes que convergem para um fosso, implicavam uma batida que envolvia toda a aldeia e, por vezes, as aldeias vizinhas. Os batedores conduziam o lobo para o Fojo e este acabava por cair no fosso, previamente dissimulado com vegetação. 

 
Fojo de Paredes Convergentes

Ribeiro de Chão da Ponte 

Cascata das Fechas ( Portavênse)

Na encosta do Ribeiro de Chão da Ponte e em toda a área florestal até a Relva, também foram realizados trabalhos de limpeza. A área limpa deu ao descoberto o antigo caminho que passava no alto do Fragão (local onde irá ser colocada uma placa sobre o miradouro do Fragão), pelas Poldras e até a cascata das Fechas (Portavênse) onde também serão colocadas placas a indicar o caminho até a cascata. 

Esta iniciativa do Concelho Directivo dos Baldios de Germil,  tem como objectivo de manter o terreno limpo principalmente nas zonas florestais de alto risco de incêndio e no caso do Fojo para preservar o local em que se encontra o mesmo dando assim ao visitante a oportunidade de poder observar o Fojo em toda a sua plenitude.  

A sinalização do trajecto até a cascata e a placa do miradouro será uma iniciativa voluntária da Associação Péd´Rios. 

A nossa associação organiza visitas guiadas aos locais mencionados na eventualidade de quereres conhecer o local. 

Saudações montanheiras
Carlos Moreira 

Fotos e textos de Carlos Moreira 


sexta-feira, 30 de maio de 2014

Curso Agente de Geriatria - Animação Sociocultural com Pessoas Idosas

Por iniciativa do IEFP do Porto e do Centro Social de Ermesinde, Carlos Moreira presidente da associação Péd´Rios frequentou durante o dia 15 Março a 28 de Maio do corrente ano, o curso de Agente de Geriatria com duração de 200 horas que teve como base a animação sociocultural com pessoas idosas. 

Elaboração de ovos da pascoa com balões 

Esta formação teve como objectivo:
  • Reconhecer a importância de comunicar e de compreender a pessoa idosa.
  • Reconhecer a importância da animação nas actividades com idosos.
  • Identificar e organizar instrumentos e técnicas específicas na área da animação da pessoa idosa.
  • Reconhecer a importância da socioterapia como forma integradora da pessoa idosa.


Visita ao Centro de Dia de Ermesinde 

Esta formação teve como conteúdos:
  • Animação
    • A importância da animação como terapia na manutenção e desenvolvimento das capacidades e potencialidades da pessoa idosa e sua integração na comunidade
    • Perfil do animador

Visita ao Lar de Idosos de Ermesinde 

  • Técnicas de animação
    • Técnicas de animação de grupos
    • Motivação
    • Dinâmica de grupos
    • Avaliação da aplicação das técnicas
    • Elaboração de um guião de entrevista

Trabalhos de pesquisa sobre factos do 25 de Abril de 1974
Centro de dia de Ermesinde

Resultados dos ovos da pascoa para oferecer aos idosos do centro de dia de Ermesinde

Elaboração de forros para os ovos da pascoa 

  • Socioterapia
    • Importância da socioterapia
    • Trabalho produtivo e trabalho lúdico
    • Importância do lazer
    • Lazer e actividade
    • A 3.ª idade numa perspectiva preventiva
    • Elaboração de um plano de actividades

Elaboração de cartaz sobre o 25 de Abril de 1974 

Colegas de curso 
Designação dos códigos UFCD desta formação:

UFCD 3540 - Animação Vida Activa - Conceitos, princípios e técnicas;
UFCD 3541 - Animação no Domicílio e instituições Vida Activa, planificação de actividades;
UFCD 3542 - Animação no Domicílio e instituições Vida Activa, técnicas de actividades;
UFCD 3551 - Animação em Lares e Centros de Dia

Ginástica sincronizada 

Algumas brincadeiras 

Elaboração de Cravos e Rosas em Papel 

Técnicas de socorrismo 

Baile no centro de dia de Ermesinde 

Foto de grupo dos formandos e formadora agentes em Geriatria 

A minha experiência nesta formação foi positiva pois tive a oportunidade de aprender novas técnicas de animação para pessoas idosas que irei com certeza aproveitar nas minhas futuras acções com os idosos da aldeia de Germil. 

Aos meus colegas de curso e a nossa formadora do IEFP, fica aqui um grande abraço a todos e espero um dia poder aproveitar o nosso conhecimento para futuras acções de animação. 

Saudações montanheiras 
Carlos Moreira 

Fotos: Colegas de formação
Texto de Carlos Moreira 






domingo, 25 de maio de 2014

Limpeza e manutenção da sede da Associação / Abrigo Péd´Rios - Germil

Fazendo já parte do ritual anual de limpeza e manutenção da nossa sede em Germil, durante o  fim-de-semana aproveitei o bom tempo que ainda se faz sentir por Germil para elaborar algumas limpezas que a intempere do ultimo Inverno deixo bem marcadas.

A poderosa e humilde máquina de cortar relva que muito tem suportado
No ano passado como não pude estar presente na associação devido a um acidente, a relva e ervas daninhas ficaram mais bravas e a acumulação de musgo invadiu a parte norte do edifico da nossa sede o que deu mais trabalho e dedicação as limpezas.  

Recreio da sede com a relva cortada
Para a relva e ervas daninhas e algumas flores bonitas do recreio da sede a primavera cria um festim. Quase que dá para ver as plantas e relva a crescer só de olhar para elas o que me obriga durante o mês de Maio e Junho a cortar quinzenalmente o que dá uma grande dor de costas no final de cada corte geral.

Frente da sede ainda por lavar os pátios 
Limpeza do pátio principal 

Limpeza do Hall de entrada 
Limpar os pátios e as paredes exteriores da sede é uma aventura. Não pensem que é pêra doce. No geral demoras 2 dias de trabalho por 12 horas a enviar jacto de água pedra por pedra, caleira a caleira e parede a parede até a maquina de jacto de água não aguentar mais (por acaso hoje a bomba de água pifou e já vamos ter despesas).  
Retirando musgo das paredes exteriores 
Retirando musgo das caleiras
A pior parte, limpar o pátio principal 
Limpeza das paredes exteriores 
Quando a bomba de água pifou ainda faltava metade do trabalho para fazer, a parte virada a sudeste da sede que por sinal não dá tanto trabalho pois a acumulação de musgo é menor. Ainda estive meia hora a tentar que a maquina de jacto desse sinais de vida mas não consegui reanima-la. 

Hall e pátio exterior a brilhar!
No final do dia e com o trabalho terminado aproveitei para sacar a foto acima mostrando uma sede brilhante e pronta a ser utilizada nesta época alta que se aproxima pelos sócios e amigos da nossa associação e abrigo Péd´Rios em Germil - Ponte da Barca. 

Gostaria de agradecer aos meus amigos Péd´Rios, ao Beto pela cedência para estes trabalhos da mangueira de 30 metros que nada lhe aconteceu e ao Rui Cruz pela máquina de água de jacto que depois das primeiras 8 horas deixou de funcionar mas que será concertada e devolvida ao dono. 

Para a semana há mais! 

Saudações Montanheiras 
Carlos Moreira 

Fotos Carlos Moreira e Catarina Sofia 
Textos de Carlos Moreira