sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Péd´Rios em colaboração com os Campinácios

No passado dia 09 de Agosto a associação Péd´Rios em colaboração com os Campinácios (movimento de organização de acampamentos para alunos dos colégios Jesuítas), disponibilizou a sede da associação Péd´Rios para o grupo de 42 participantes da Campinácios poder acantonar (dormir e comer no chão). Este grupo escolheu a aldeia de Germil na sua passagem de peregrinação desde Sta. Eufémia até ao santuário da Peneda. 

Este acampamento teve como base a Espiritualidade Inaciana, no sentido de oferecer uma formação humana e espiritual adequada. Os quatro pilares que sustentam são: o encontro connosco próprios, com os outros, com a Natureza e com Deus.


Na chegada a Germil o grupo teve como principal objectivo de participarem numa missa campal organizada pela Campinácios. Por sorte, a missa campal foi elaborada na igreja matriz de Germil com a presença do nosso padre Moisés e com a colaboração do grupo que em conjunto com os habitantes de Germil realizaram uma missa acompanhada de guitarras e cantares religiosos. 

Saudações Montanheiras 
Carlos Moreira 

Fotos e texto de Carlos Moreira 

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Noite da Bifana com concertinas e danças folclóricas

No passado dia 11 de Agosto e conforme o plano de actividades da associação Péd´Rios deu-se mais uma festa desta vez intitulada como " noite da bifana com concertinas" que teve a presença da maior parte dos habitantes e comunidade emigrante de Germil. 


Danças folclóricas de Germil 

Concertinas e castanholas não faltaram 

As concertinas e castanholas foram a principal atracção neste evento que teve a presença de várias dezenas de dançarinos que com muita energia e empenho demonstraram como se dança o folclore de Germil. 

Jovens não faltaram neste convívio. 





Desta vez tivemos a presença dos dirigentes da associação Cultura Radical da Paradela. 
Durante a noite foram servidas bifanas e bebidas dando assim a oportunidades aos participantes de interagir, dançar e conviver neste evento que foi de muita festa e dançarico. 

Carlos Moreira 
Saudações folclóricas

Texto e foto de Carlos Moreira  







Mini Campo de férias - Casa da Juventude da Póvoa de Varzim

Durante os dias 07 à 10 de Agosto, dez jovens da Casa da Juventude da Póvoa de Varzim acompanhados por 3 monitores e em colaboração com a associação Péd´Rios, tiveram a oportunidade de participar num mini campo de férias em Germil. 

Foto de grupo na entrada da associação Péd´Rios 

Este mini campo de férias teve como principal objectivo de dar uma oportunidade aos participantes de interagir com os habitantes de Germil, conhecer os seus costumes e participar em actividades ao ar livre. 


Caminhada no vale de Germil (levada) 

No primeiro dia de actividades o grupo de jovens teve a oportunidade de efectuar uma caminhada de aproximadamente 9 km desde a aldeia de Germil passando pelo vale do rio Germil até a levada e com mergulhos nas lagoas do Areeiro. 


D. Jesubina explicando o processo de extracção de sementes de couve.
Visita interpretativa ao moinho de água de Portomalho 
Visita interpretativa a Eira de Germil de baixo 

No segundo dia os jovens participantes tiveram a oportunidade de efectuarem alguns jogos tradicionais, trabalhos de interpretação do local através de imagens e historias locais. 

Carlos Moreira avaliando pinturas de t-shirts sobre o tema "montanha" 
Uma fã da associação Péd´Rios 
Jogo "guerra" do balão de água 

No terceiro dia foi a prova de orientação diurna na qual os participantes tiveram a oportunidade de aprender técnicas de orientação, leitura e interpretação de uma carta topográfica, a bússola, controlos de passagem, etc. 

Antes da prova um pequeno briefing sobre a modalidade "orientação" 
Participantes na leitura do mapa dos controlos de passagem (CP)
Picotagem do cartão de controlo de passagem da baliza do ponto 2 
No quarto dia bem cedinho foi a hora da despedida dos participantes deste mini campo de férias onde a camaradagem e espírito de equipa deixou saudades a todos e a esperança de poderem um dia repetir esta aventura. 


A associação Péd´Rios agradece aos monitores da casa da juventude e aos habitantes de Germil toda a sua colaboração e empenho neste evento. 

Saudações Montanheiras 
Carlos Moreira 
Textos de Carlos Moreira 
Fotos de Luísa Ferreira 




segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Sessão fotográfica actividades Péd´Rios / CMPB

No passado dia 8 de Agosto a associação Péd´Rios elaborou uma apresentação multimédia dos trabalhos e actividades efectuadas desde Dezembro de 2011 até a presente data pela associação em conjunto com a Câmara Municipal de Ponte da Barca (CMPB) e com a Junta de Freguesia de Germil. 


A apresentação teve a presença da maior parte dos habitantes de Germil e em especial da comunidade emigrante que todos os anos volta à sua terra para umas mini férias em família. 

Palestra de Carlos Moreira
Habitantes de Germil

Durante a apresentação muitos dos participantes ficaram satisfeitos e até agradecidos pelos trabalhos elaborados pela associação em conjunto com a CMPB e Junta de Freguesia de Germil. 


No decorrer da apresentação de imagens os espectadores puderam interagir dando a sua opinião sobre os trabalhos e actividades elaboradas em Germil onde surgiram algumas sugestões e ideias para futuros trabalhos em Germil. 


Alguns dos temas apresentados: Limpeza do Moinho de Porto Malho, Relógio de Sol, Caminhadas Limpeza, Workshop de Socorrismo, Poças de Germil, festa da Pascoa, convívio primaveril, plano de actividades verão 2012, torneio de escalada, torneio da malha, captação de água, etc.

Final da apresentação dos trabalhos com os habitantes satisfeitos e prontos para mais actividades.

Saudações Montanherias
Carlos Moreira 

Textos de Carlos Moreira 
Fotos de Joel Pereira 









terça-feira, 7 de agosto de 2012

1º Torneio de Escalada Desportiva - Germil 2012

Durante os dias 16 e 17 de Agosto a associação Péd´Rios em Germil com o apoio da Câmara Municipal de Ponte da Barca (CMPB) e da Camping Shop irá realizar o 1º Torneio de Escalada Desportiva em Germil. 


Programa: 

Dia 16 de Agosto 

Das 10:00 às 13:00 - Treinos livres 
Das 15:00 às 19:00 - Eliminatórias 

Dia 17 de Agosto 

Das 10:00 às 12:30 Meias finais e finais 
13:00 Distribuição de prémios e lembranças 

As inscrições poderão ser efectuadas na sede Péd´Rios até ao dia 15 de Agosto ou por e-mail para pederiosgeral@gmail.com . 
Para menores de 18 anos será necessário autorização do seu encarregado de educação. Este torneio será monitorizado por 3 monitores de escalada . 

Inscrições 10€ participante (inclui participação no torneio e lembrança) 

Nota: As receitas revertem para despesas da organização e monitorização do evento. 

Saudações desportivas 

Carlos Moreira 

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Palestra / Diaporama - Islândia Pico Hrutsfjallstindar


PALESTRA / DIAPORAMA

"pico hrutsfjallstindar 1875M"
islândia / iceland

vem conhecer as maravilhas da islândia

Dia 10 de Agosto pelas 21:00 

Local - Escola Primária de Germil


Pico Hrutsfjallstindar é a segunda montanha mais alta da Islândia com 1875 metros de altitude. Situada a sudeste da ilha, esta montanha vulcânica rodeada por glaciares, leva-nos a uma viagem maravilhosa com paisagens de arrepiar.   


A Islândia está localizada no norte do Oceano atlântico, um pouco ao sul do Circulo Artico, que passa pela pequena ilha de Grimsey na costa norte islandesa. Diferentemente da Gronelândia, a Islândia é considerada parte da Europa e não da América do Norte, embora geologicamente a ilha pertença a ambos os continentes.


Devido a semelhanças culturais, econômicas e linguísticas, a Islândia é muitas vezes incluída na Escandinávia. Os territórios mais próximos são a Gronelândia (287 km) e as Ilhas Feroé  (420 km). A distância mais curta em relação ao resto do continente europeu propriamente dito é de 970 km até a Noruega.


Esta Palestra / Diaporama será narrada pelo próprio alpinista  através de uma apresentação multimédia de fotos e vídeos que nos levarão a viajar através da Islândia até ao cume desta magnifica montanha. 


Esta actividade foi patrocinada pela empresa World Courier Portugal. 

Valor da entrada por participante: 1 Rio

Saudações Montanheiras 
Carlos Moreira 

Fotos: Carlos Moreira e Manuel Maia 
Texto: Carlos Moreira 

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Captação de água potável para Germil

No passado domingo eu e o Joel Pereira, tivemos a oportunidade de poder colaborar nos trabalhos de captação de água potável para Germil. O convite foi feito pelos responsáveis da Junta de Freguesia de Germil do Presidente Sr. João Pereira e do Vice-Presidente Sr. António Danaia. 

Subindo a encosta da serra Amarela - Vezeiros 

Bem cedinho partimos pela encosta  acima  da serra Amarela carregando os materiais necessários para a nossa missão. 


Alguns dos materiais utilizados 
O objectivo dos trabalhos foi de captar água de uma nova fonte para assim podermos ter mais mais água potável para os habitantes da aldeia. No total agora temos 4 captações de água cristalina que corre através de tubos enterrados no solo que seguem em direcção ao deposito central localizado bem perto da aldeia.  

Sr. João Pereira enrolando o tubo para a captação de água  

Antes deste processo de captação de água da nova fonte, uma semana antes, foi instalado por outra equipa da aldeia, um tubo pela encosta abaixo com  uma extensão de aproximadamente 200 metros, instalação esta que durou quase um dia de trabalho duro pois o tubo teria de ficar enterrado aproximadamente 40 cm para os animais do monte não roerem o mesmo e claro esta para ficar escondido e em lugar sombrio. 



Sr. António Danaia abrindo o rego para se introduzir o tubo de captação

O trabalho de captação é simples mas um pouco duro de se realizar pois antes da captação foi necessário preparar o local, limpar a fonte e tapar o local de captação com lajes de pedras de tamanho considerável e com torrões de terra para evitar infiltrações de urinas dos animais e de insectos ou pequenos roedores. 

Preparando o terreno para a captação de água
O processo de captação consiste em instalar um recipiente de plástico de 20 litros com pequenos orifícios e enterrar o mesmo na fonte para assim a água entrar pelos orifícios. Assim que a água entra no recipiente é direccionada para um tubo também com pequenos orifícios de maneira a água entrar no tubo e direccionar a água para o deposito central. Na eventualidade de o recipiente se encher de água, foi instalado outro tubo na parte superior do recipiente para funcionar como esgoto ou respiro para assim não haver hipóteses de entrar lixo no recipiente. Este processo um pouco rudimentar funciona na perfeição.  

Recipiente e tubo de captação utilizados
Soldando uma ponta de tubo 
Após termos concluido a nova captação de água fomos de seguida abrir mais 3 locais de captação de água para limpeza e manutenção que por sinal não apresentava grandes trabalhos dando assim provas que este processo é fiável 

Carlos Moreira de sachola na mão tapando o tubo com terra e pedras 
Junta de ligação as fontes existentes no local 
Este trabalho de captação e manutenção das fontes durou aproximadamente 4 horas acompanhados de um sol tórrido mas por sorte com água fresca por perto. 
Normalmente esta manutenção é feita pelos responsáveis da Junta de Freguesia de 3 em 3 meses ou quando a água começa a faltar. No verão é normal as fontes reduzirem o seu caudal causando assim alguns problemas de abastecimento de água na aldeia. Em Germil no mês de Agosto regressam os emigrantes as suas casas para o seu período de férias e a população triplica, com este facto, a água escasseia sendo obrigado aos moradores, que têm furos de água, a abastecer a aldeia mas só por simpatia pois não são obrigados a fazer-lo.  
O melhor modo de utilizar esta preciosa água será no modo de poupança, ou seja, não deixar as torneiras abertas, fechar as torneiras das fontes da aldeia e dos tanques de lavar a roupa. Se todos contribuirem reduzimos assim o risco de falta de água nas torneiras. 

Saudações montanheiras 
Carlos Moreira 

Texto de Carlos Moreira
Fotos de Carlos Moreira e Joel Pereira