quarta-feira, 18 de julho de 2012

Poças de Germil - Partilha da água para regadio

Hoje dediquei uma manhã para tirar fotos as Poças de Germil. Não sabia que existiam tantas e fiquei deliciado com o que vi e pude registar. Ainda tive a oportunidade de me refrescar nas Poças de Bem Feito junto ao Penedo Rachado pois o calor apertava. 

D. Maria de Fátima em processo de rega da sua horta
Este ano a partilha de água para regadio em Germil iniciou um pouco mais tarde que o habitual devido ao mês de Junho ter sido chuvoso, sendo assim, os habitantes de Germil andam em grande actividade de regadio desde que nasce o sol até a noitinha.  O sistema de partilha de água em Germil ainda é praticado como os antigos faziam, método este que remonta a séculos atrás.  

Levada das Poças da Relva 
Em conversa com os habitantes de Germil tive a oportunidade de saber como funciona o sistema de partilha de água mas mesmo assim queria saber mais e através de uma pesquisa na Internet descobri o processo em detalhe na qual passo a partilhar.  Texto de Carlos Moreira

Poças da Relva  
Prática do direito à água
O turno de água é organizado a partir de regras simples, cuja combinação acaba no entanto por desenhar um rol de ordenamento dos direitos que é Os que “Sabiam” e os que “Andam Baralhados”. A primeira regra é que o perímetro de regadio não é delimitado. Cada um pode regar as terras que bem entender com a sua fatia de água e para impedir que haja conflitos entre a rega e o funcionamento das poças para o uso dos quais, também existe um turno.

Poças da Relva (já vazia) 
O período de livre regadio (torna-torna)
Fora da época da rega, ou seja, do S. Miguel até ao S. João, o uso das águas da levada é livre. Mais exactamente, rege o sistema do torna-torna, o que quer dizer que em teoria a primeira pessoa a chegar pode desviar todo o caudal para o seu campo, pelo tempo que quiser. Qualquer um pode utilizar a água, e não só os que têm um direito estabelecido durante a época da rega. O sistema funciona muito bem enquanto o caudal é na prática tão abundante que pode ser dividido e utilizado por várias pessoas ao mesmo tempo, sem que uns tenham de se preocupar muito com o que fazem os outros. Ainda funciona mais ou menos enquanto as necessidades de água não são muitas e enquanto não é muito grande a tentação de cortar a água a quem já está a regar.

Acesso as Poças de Deguimbra 
Poças de Deguimbra 
Mas logo que a água começa a escassear fica bastante complicado regar correctamente uma parcela, o direito teórico de quem está a regar sendo então raramente respeitado. Isso acontece sobretudo nos meses de Junho dos anos quentes e secos: as lavouras e sementeiras do milho são adiantadas, ao mesmo tempo que o caudal da levada é reduzido. Nessa altura, passa a ser necessário vigiar o percurso da água de poça em poça, nalguns casos com três ou quatro pessoas. As parcelas mais longínquas não podem por isso ser regadas, o que constitui também uma forma de regulação. Junho é portanto o mês de maior tensão: é a época da primeira rega, da qual depende em parte a colheita, ou seja, até há bem pouco tempo, a esperança de não passar fome.

Poça de Deguimbra 
A partilha 
No dia 24 de Junho, as águas são partilhadas, o que significa que o turno de água passa a ser aplicado, e que só os que têm um direito de rega podem utilizar o sistema. Tem lugar ao  pôr do sol (sete e meia da tarde na hora legal). Caso a água já faça falta antes desta data, há a possibilidade de antecipar a partilha desde que várias pessoas o queiram de alguns dias a, raramente, vários meses. Neste caso, as poças podem sempre ficar com a água até ao dia 24 de Junho. 
Penedo Rachado  


Poças de Bem Feito  
Poças de Bem Feito 
Acontece regularmente que pessoas menos atentas ou que não moram na aldeia fiquem surpreendidas pelo adiantamento. O turno de água mantém-se sempre até ao dia 29 de Setembro e, não há memória de alguma vez ter sido noutra data. Nos Outonos mais secos, o direito é utilizado até ao último dia, nem tanto para o milho, já em vias de amadurecer, mas para favorecer o crescimento da erva debaixo dele. Num Outono normal, muitos regantes deixam de utilizar o seu direito, que outros passam a aproveitar, desenhando-se uma transição gradual para o regime do torna-torna.

Poças da Ladeira 
Poças da Ladeira 
A gestão social do turno de água
Só por si, a descrição da organização do turno de água não permite perceber como o sistema funciona na realidade. Conhecendo as regras, somos ainda incapazes de saber que forma se toma o jogo, como em qualquer desporto. É de lembrar aqui que as regras não são escritas. Não há listas de regantes, nem horário escrito completo, nem regulamento, nem nenhum encarregado de fiscalizaçãoNessas condições, é importante explicar como cada um
consegue perceber quando e durante quanto tempo pode regar, e como o sistema consegue funcionar, cada um conseguindo usufruir da sua fatia, transmiti-la ou vendê-la.

Poças de Vilares
As conversas
Um aspecto importantíssimo do funcionamento da partilha, que aqui só pode ser brevemente evocado, é constituído pelas conversas a seu respeito, nitidamente motivadas por muito mais que a importância económica da rega de hoje em dia. Os casos de pessoas que perderam o seu turno são frequentemente mencionados. Na realidade, tais acontecimentos devem ser muito raros, pois as suas consequências são graves, tanto para as plantas como para a reputação da pessoa. É aliás por essa razão que tais anedotas tomam tanta importância nas conversas. Falar nelas permite lembrar essa hipótese e ficar mais atento. As tentativas de cortar a água a contratempo, voluntárias ou não quem sabe? Também são contadas vezes sem conta e em voz bem alta, como uma forma de afirmar o seu direito, na falta de documento oficial para tal efeito. Temos indicações de que noutras circunstâncias as conversas podem ser mais ofensivas.

Poças do Real 
Desafios e entendimentos
É absolutamente generalizada, na antropologia da água, a interpretação do funcionamento dos sistemas de regadio em termos de conflitos, pequenos e grandes, como sendo um conjunto de outros comportamentos, a expressão da defesa da honra da casa e da pessoa. Não há dúvida de que isto é correcto. De facto, no Portugal rural, a água foi durante muitos anos a causa principal dos homicídios. Tamanhos casos continuam a aparecer, sempre em primeira página dos jornais. Num filme recente (“O Fim do Mundo”, de José Maria Grilo, 1992) o actor José Viana representa um velhote que mata a vizinha por coisa de uns minutos de rega. Mas este aspecto impressionante da gestão social da água acaba por eclipsar por completo um outro aspecto fundamental destes sistemas, constituído pelo que se podia chamar entendimentos. O entendimento é de facto central para o bom funcionamento de um sistema de regadio. Se os conflitos se multiplicarem, o sistema pode até estar em perigo. Por exemplo, se ninguém se entender acerca da limpeza, a levada deixará de funcionar, ou se as pessoas cortarem continuamente a água umas às outras, não vão ter tempo para regar. Para ter uma ideia mais ponderada do problema, basta pensar que milhões de portugueses regaram os campos que os sustentaram. Os casos de morte violenta não ultrapassaram algumas dezenas.  Fonte: Emmanuel Salesse



Poças do Real 
A nossa associação elabora visitas guiadas as Poças de Germil. 

Saudações Montanheiras 
Carlos Moreira 



Fotos de Carlos Moreira



terça-feira, 17 de julho de 2012

Curva da Broca mais segura!

Por iniciativa da Câmara Municipal de Ponte da Barca CMPB , hoje foi concluída a instalação de barreiras protectoras na famosa Curva da Broca. 



Por sorte, hoje na minha passagem pela curva da Broca, tive a oportunidade de falar com os operários da CMPB e aproveitei para tirar uma foto da obra e de recolher as fitas e barreiras de madeira que eu e o Joel Pereira instalamos no passado mês de Junho, conforme noticia publicada no nosso Blog. 



Agora a curva da Broca faz-se com segurança e espero que os usuários desta estrada nunca cheguem a experimentar a segurança das barreiras protectoras. 

Já agora fica aqui o pedido à CMPB para cobrir as barreiras protectoras com madeira e instalar sinais de curva perigosa. 

Saudações Montanheiras 

Carlos Moreira 

Texto e fotos de Carlos Moreira 













segunda-feira, 16 de julho de 2012

Plano de actividades GERMIL - AGOSTO 2012


Plano de actividades Péd´Rios

Germil - Agosto 2012 

Dia 08 – 21h00 - Sessão fotográfica / Apresentação do Blog e Facebook Péd´Rios. Conclusão dos trabalhos realizados em Germil desde Dezembro 2011 até Julho 2012 pela Associação Péd´Rios, CMPB, Junta de Freguesia de Germil e habitantes. Entrada gratuita.

Dia 10 – 21h00 - Palestra de Carlos Moreira – Imagens e vídeos da escalada ao pico Hrutsfjallstindar na Islândia (Iceland) – Entrada 1€ por pessoa.

Dia 11 – 21h00 – Noite da Bifana em pão com concertinas e dançarico. Entrada gratuita.

Dia 12 – 21h00 – Noites de Cinema Ar Livre em Germil – Filme “O Costa do Castelo”. Entrada gratuita.

Dia 14 – 15h00 – Jogos tradicionais e churrasco com fêveras em pão e salada mista. Entrada gratuita.

Dia 15 – 21h00 – Palestra de Carlos Moreira – Imagens e vídeos da escalada ao pico mais alto da Califórnia EUA, monte Whitney com 4422m de altitude. Entrada 1€ por pessoa.  




Dia 16 - Torneio de Escalada Desportiva – Parede artificial com 7m de altura.
Das 10h00 às 13h00 –– Treinos livres
Das 15h00 às 19h00 – Eliminatórias
Dia 17 – Continuação do Torneio de Escalada Desportiva
Das 10h00 às 12h30 – Meias-finais e finais com distribuição de prémios.
Nota: As inscrições poderão ser elaboradas na sede Péd´Rios até ao dia 15. Para menores de 18 anos será necessário autorização do seu encarregado de educação. A monitorização terá a presença de dois monitores de escalada. Lembrança para todos os participantes e prémios para os vencedores. Esta actividade conta com o apoio da CMPB e da Camping Shop. Inscrições 10€ participante.

Dia 20 – 21h00 – Palestra de Carlos Moreira – Imagens e vídeos da escalada ao cume do Mont Blanc 4807m  França – Entrada 1€ por pessoa.

Dia 21 – Das 09h30 /12h30 – 14h00/19h00 – Torneio de malha e sueca com prémios para os vencedores. Inscrições na sede da associação – Valor da inscrição: A definir.

Dia 22 – 21h00 – Noite das Muelas em prato com concertinas e dançarico. Entrada gratuita.

Dia 25 – 21h00 - Noites de Cinema Ar Livre em Germil – Filme “A Menina da Radio”. Entrada gratuita.

Dia 27 – 21h00 – Palestra de Carlos Moreira – Imagens e vídeos da escalada ao pico do Monte Rainier 4932 m Washington – EUA - Entrada 1€ por pessoa.

Nota: A data das actividades poderá ser alterada conforme o estado meteorológico no local.

A direcção

Carlos Moreira 

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Caminhada Limpeza Entre Ambos-os-Rios


No passado sábado dia 30 de Junho a associação Péd´Rios com o apoio da Câmara Municipal de Ponte da Barca (CMPB) e da Junta de Freguesia de Entre Ambos-os-Rios, organizou a 1ª Caminhada Limpeza Entre Ambos-os-Rios. 
Carlos Moreira a solo recolhendo lixo no largo da igreja matriz 
Nesta caminhada limpeza não compareceram voluntários  acabando eu por percorrer a solo os caminhos e estradas da aldeia de Entre Ambos-os-Rios recolhendo lixo das valetas e ribeiros. 

Lixo encontrado frente ao jardim da igreja matriz. 
No total cerca de 70kg de lixo recolhido
A caminhada limpeza durou aproximadamente 02:30h onde consegui recolher aproximadamente 70kg de lixo que se encontrava espalhado principalmente nas valetas e ribeiros de Entre Ambos-os-Rios. 

Saudações Montanheiras
Carlos Moreira 

Texto e fotos de Carlos Moreira 

terça-feira, 26 de junho de 2012

Palestra / Diaporama Monte Elbrus 5642m


Palestra / Diaporama

"ao cume do Monte Elbrus"
Cáucaso - Rússia

Local - Escola Primária de Germil
Dia 30 de Junho pelas 21:00

Monte Elbrus (russo Эльбрус) é a montanha mais alta da Europa com 5642 metros de altitude. É um estrato vulcão extinto localizado na parte ocidental da cordilheira do Cáucaso, na Rússia, perto da fronteira com a Geórgia.
Carlos Moreira no cume Este do Monte Elbrus 
O monte Elbrus faz parte dos “famosos” 7 cumes, montanhas mais altas de cada continente, onde a Antárctica entra na lista e a América se encontra separada em América do Norte e América do Sul.

Acampamento a 4000 m de altitude 
No ano de 2003, Carlos Moreira presidente  da associação Péd´Rios, escalou a face nascente do Monte Elbrus  com 5621 de altitude (depois de uma primeira tentativa frustrada em 1998) com o objectivo de poder concretizar o seu sonho de escalar os “famosos” 7 cumes.

Ao fundo os cumes gémeos do Monte Elbrus 
Esta Palestra / Diaporama será narrada pelo próprio alpinista  através de uma apresentação multimédia de fotos e vídeos que nos levarão a viajar através da cordilheira do Cáucaso com  algumas historias de arrepiar até ao cume desta magnifica montanha. 

Amanhecer gelado na cordilheira do Cáucaso 
Esta actividade foi patrocinada pela empresa World Courier Portugal. 

Valor da entrada por participante: 2 Rios
 As receitas revertem para a compra de 2 extintores de incêndio para a nossa associação. 

 Contactos e informações:  
Sede 258 587 062                     Carlos  Moreira  938 678 090
e-mail - pederiosgeral@gmail.com      





quarta-feira, 20 de junho de 2012

1º Encontro Motard Péd´Rios - Germil

No passado dia 17 a associação Péd´Rios organizou o "1º Encontro Motard Péd´Rios Germil" na qual contou com a participação de 43 Motards provenientes de várias localidades do centro e norte de Portugal e do município de Ponte da Barca.  
O lucro monetário proveniente deste encontro reverteu para a compra de 3 cortinados mosquiteiro e 8 metros de rede anti-mosquito que foram colocadas nas 3 portas e nas 12 janelas da associação. Com esta iniciativa os nossos motards contribuíram para que os  visitantes da nossa associação se sintam mais confortáveis e livres do zum zum das moscas de Germil. 


O ponto de encontro nesta manhã primaveril e recheada de sol foi frente ao café Novas Pontes onde os participantes tiveram a oportunidade de tomar um café quentinho e trocar conhecimento com os motards presentes.


O programa (alterado devido ao mau tempo na parte da tarde) consistiu em elaborar um trajecto pelas lindas terras de Ponte da Barca e Terras de Bouro. 
Com partida em Entre Ambos-os-Rios os nosso motards seguiram na direcção de Lindoso, Lobios (com um pequena paragem nas águas termais de Torneiros), Portela do Homem, Mata de Albergaria, Vilarinho das Furnas, Brufe finalizando em Germil.  




Na chegada a Torneiros os nossos motards sentiram o cheiro da chuva. O nevoeiro e vento foram o indicio que obrigou aos nossos motards a desembrulhar os casacos e calças de chuva pois a tarde prometia uma carga de água a Geresiana. 


A chegada dos nossos participantes a associação Péd´Rios foi ensopada até as meias. A forte chuva e ventos provenientes de sul foram o menu do dia mas nada que impedisse os nossos motards de cumprir a sua missão de chegarem a tempo ao churrasco que já estava em andamento e pronto a servir. 



Na entrada da associação a confusão instalou-se com os motards a pingar de cabeça aos pés. Todos procuravam sitio para mudar de roupa e para pendurar roupas pois teriam de secar para conforto de todos. Depois de instalados e já com a roupa a seca deu-se o ataque ao churrasco que já os esperava. 





A fome era muita e a boa disposição também. No convívio os nossos motards tiveram a oportunidade de contar historias das suas aventuras de motard de conhecer novos companheiros e mais importante de conhecer a aldeia de Germil e o município de Ponte da Barca que para muitos era desconhecida. 


Infelizmente a chuva forte que se fazia sentir não deu a oportunidade aos nossos motards de conhecer a aldeia de Germil num passeio a pé que tínhamos programado mas ficou a promessa da maioria dos motards em voltarem e até ficarem por uns dias na nossa bonita aldeia de Germil. 


No final do encontro todos se mostraram satisfeitos. O regresso a casa foi acompanhado com fortes chuvas e ventos mas com tempo de chegarem aos seus aposentos durante o dia e prontos para um banho quente. 


Como acima referido o lucro monetário proveniente deste encontro reverteu para a compra de 3 cortinados mosquiteiro e 8 metros de rede anti-mosquito que foram colocadas nas 3 portas e nas 12 janelas da associação. 

Poderás encontrar o álbum de fotos do encontro na integra no nosso álbum Picasa Péd´Rios, basta seguir este link: 1º Encontro Motard Péd´Rios Germil

Saudações Motards
Carlos Moreira 

Textos de Carlos Moreira 
Fotos de Luísa, Raquel e Nuno 





  
























   














segunda-feira, 18 de junho de 2012

Caminhada Limpeza Aldeia de Froufe


No passado Domingo dia 16 de Junho a associação Péd´Rios com o apoio da Câmara Municipal de Ponte da Barca (CMPB) e da Junta de Freguesia de Entre Ambos-os-Rios, organizou a 1ª Caminhada Limpeza Péd´Rios em Froufe. Nesta caminhada limpeza tivemos a colaboração de 3 participantes que percorreram os caminhos e estradas da aldeia de Froufe recolhendo lixo das valetas e ribeiros

Lixo encontrado no largo da Capela de Froufe
Durante a nossa caminhada limpeza, fomos encontrando habitantes da aldeia de Froufe que se mostraram gratos e satisfeitos com esta nossa acção. 

Carlos Moreira em trabalhos de limpeza 
O "grande" Hugo e Inocêncio Araújo em plena actividade de limpeza
Lixo acondicionado e pronto a ser recolhido pela viatura da CMPB
A nossa caminhada limpeza durou aproximadamente 1:30h e conseguimos recolher aproximadamente 70kg de lixo que se encontrava espalhado principalmente nas valetas e ribeiros de Froufe. 

Próxima Caminhada Limpeza: 
30 de Junho 2012 - Aldeia de Entre Ambos-os-Rios 

Saudações Montanheiras
Carlos Moreira 

Texto e fotos de Carlos Moreira