terça-feira, 20 de março de 2018

Caminhada Minas de Carris com o autor do livro "Histórias Mineiras da Serra do Gerês"

No fim de semana tive a oportunidade de caminhar até ao ponto mais alto da Serra do Gerês com o amigo e montanheiro Rui Barbosa autor do livro "Histórias Mineiras da Serra do Geres" onde fomos recebidos por uma montanha com vales e cumes recheados de neve fofa num dia soleado, por vezes tempestuoso, harmonioso com neve a cair como fios de lã. 

Carlos Moreira com bandeira Péd´Rios 

Este mágico vale do Rio Homem que nos leva ao cume das Minas de Carris através de 18 km de calçada em pedra com a exuberante paisagem glaciar, iniciou bem cedo com o dia a nascer e a prometer uma bela caminhada onde pelo percurso fomos encontrando outros amantes da natureza neste maciço recheado de energia granítica e paz de espírito. 

Pouco falamos pelo caminho pois a paisagem e o momento era de intimidade e quando cheguei ao cume lá estava o Rui Barbosa com um casal amigo a contabilizar mais uma subida à Carris para o seu currículo, acompanhado por um casal simpático que tive a oportunidade de conhecer e onde aproveitei para tirar uma foto com a bandeira Péd´Rios.  

Rui Barbosa entre as neves do Gerês 

As minas de Carris são um complexo mineiro já desactivado onde podemos encontrar as antigas minas onde era extraído o volfrâmio na época da grande guerra mundial. Ainda se podem ver os edifícios em ruínas, os túneis com os carris de carga e outras curiosidades deste complexo com muita história. 

Aproveito esta oportunidade para divulgar e recomendar a leitura do livro "Histórias Mineiras da Serra do Geres" onde com certeza irás viajar através do tempo em tempos difíceis de sobrevivência.


De momento a edição esta esgotada mas em breve o Rui Barbosa promete editar nova publicação do livro com mais historias e fotos deste trabalho de anos de pesquisa e dedicação. 

Parabéns Rui Barbosa pela tua dedicação e amor pelas montanhas. 

Saudações Montanheiras 
Carlos Moreira 

Texto Carlos Moreira 
Fotos: Filipe Sá e Rui Barbosa 

1 comentário:

  1. Uma caminhada de cortar a respiração com as magnificas paisagens ao redor! Quando sair o livro gostava que me informassem. Obrigada e boas caminhadas.

    ResponderEliminar