quinta-feira, 31 de março de 2016

Péd´Rios Germil recebe visita pascal

Como manda a tradição, celebrou-se no dia 28 de Março a visita Pascal em Germil com a presença do pároco Exmo. Padre Custódio acompanhado do seu grupo de paroquianos liderados pelo tradicional crucifixo representando conforme o ritual a presença de Jesus vivo. 

O dia foi "encharcado" pois a chuva não nos largou. As rajadas de vento e chuva torrencial não foram argumento para desistir, pelo contrário,  todos os presentes acompanhados do guarda-chuvas seguiram rumo ao compasso para poder participar neste convívio que nos proporcionou momentos de alegria misturado de alguma nostalgia pelos entes perdidos que estiveram presentes nos nossos corações. 

A direcção da associação Péd´Rios faz sempre questão em estar presente nestas festividades pois o amor e carinho das gentes de Germil assim o permitem e foi com grande orgulho e dedicação que a associação abriu as portas a todos os presentes nesta visita pascal. A associação é sempre a ultima a ser visita onde todos aproveitamos o espaço para conviver, trocar ideias e falar sobre futuras acções e actividades com as gentes de Germil. 

Partilho assim algumas fotos da nossa "tempestuosa" visita pascal onde o vinho do porto e as guloseimas nos aquecerem e nos deram energias positivas ....


  

























Saudações pascoais 
Carlos Moreira 

Fotos de Carlos Moreira e Ivo 
Texto de Carlos Moreira 

quinta-feira, 17 de março de 2016

Grupo de montanheiros "Vamos Ali" festeja o 5º aniversário em Germil - Serra Amarela

No passado fim de semana um grupo de montanheiros designados por "Vamos Ali" festejou o 5º aniversário da sua existência na qual escolheram o Abrigo de Germil para pernoita e a serra Amarela como campo base para actividades de montanha.

Grupo de montanheiros "Vamos Ali"
O ponto mais alto do fim semana foi celebrado no alto da Carvalhinha com 1096m de altura, depois de uma caminhada através da floresta pelo planalto da penedinha até ao ponto mais alto de Germil. 




Após a caminha o grupo montou a sua festa onde celebraram, interagiram através de experiências e memórias de montanha. 

O merecido bolo em mais um aniversário "Vamos Ali"
No dia seguinte as celebrações ainda tiveram forças para visitar a aldeia de Germil, o caminho da floresta, o fojo do lobo até a levada de Sobredo onde deram volta e regressaram ao abrigo. 

A associação Péd´Rios dá uns parabéns a este grupo de montanheiros pelo seu 5º aniversário e envia um forte abraço à montanheira Dorita pela sua iniciativa de uma vez mais escolher o abrigo Péd´Rios como base para as suas actividades de grupo. 


Saudações montanheiras 
Carlos Moreira 

Fotos cedidas por Dorita 
Texto de Carlos Moreira  

 




quarta-feira, 9 de março de 2016

Escuteiros de Vila Verde exploram Germil - Agrupamento 617

No final do mês de Fevereiro, quatro escuteiros de Vila Verde do agrupamento 617 da freguesia de Coucieiro, procuraram Germil como "campo-base" para actividades de montanha.


O agrupamento liderado pelo escuteiro Luís Vieira (responsável pelo grupo), escolheu Germil e a nossa serra Amarela para poder partilhar com os caminheiros presentes nesta actividade, técnicas de orientação na montanha e em percursos pedestres que lhes serão úteis e que terão que aplicar numa próxima actividade em que serão avaliados sobre técnicas de orientação.

A associação / Abrigo Péd´Rios serviu como local de pernoita e logística a estes escuteiros que prometem voltar para mais actividades na nossa linda serra Amarela.

Saudações montanheiras
Carlos Moreira

Foto cedida por Luís Vieira 
Texto de Carlos Moreira   

terça-feira, 1 de março de 2016

Montanheiros do Grande Porto através da GR34 - Serra Amarela - Ponte da Barca

Montanheiros amigos da associação Péd´Rios percorrem a GR34 Trilho Interpretativo da Serra Amarela em dois dias num fim de semana invernal e recheado de aventura.

  

O nosso amigo e montanheiro Vítor Vieira,  já habituado a estas andanças, organizou pela segunda vez a travessia da GR34 acompanhado de um grupo de amigos que em dois longos dias percorreram a serra Amarela onde tiveram a oportunidade de apreciar paisagens únicas num fim de semana invernal e acompanhados de algum nevoeiro. 

O grupo no primeiro dia, iniciou a travessia da GR34 desde a albufeira de Vilarinho da Furna passando pelo cume da Louriça, aldeia de Ermida pernoitando na associação Péd´Rios em Germil. No segundo dia seguiram por Cutelo até ao ponto inicial da travessia. 

No final os nossos montanheiros ficaram satisfeitos por mais uma aventura de montanha, pelo convivo pela pernoita na associação Péd´Rios que os albergou de bom agrado. 

NOTA IMPORTANTE: Alguns pontos da GR34 não esta sinalizada, na época de chuvas os rios são perigosos na sua travessia. O percurso é longo e aconselha-se partir a primeira luz do dia. 

Saudações montanheiras 
Carlos Moreira 

Foto de Vítor Vieira 
Texto de Carlos Moreira