terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Sinalização da Eira Comunitária, Fundvilla e calçada da Paradela

Alguns locais de Germil merecem ser visitados não só pela localização da aldeia, pela sua riqueza paisagística mas também pelos valores etnográficos e culturais, das estruturas seculares de uso domestico e comunitário espalhadas pela aldeia que só através de uma visita pedonal nos será possível descobrir e apreciar.  

Depois de adquirir as madeiras, cortar, lixar, e marcar se inicia a gravação das letras 
Colocação de verniz para protecção da madeira 
Para podermos partilhar estes locais com as pessoas que visitam Germil, o visitante deverá estar informado das riquezas que Germil poderá oferecer na sua passagem. Para isto a associação Péd´Rios existe, não só com actividades de montanha mas também com o objectivo de revitalizar a aldeia de Germil através de acções de voluntariado que englobam várias vertentes na qual a cultural e recreativa se destacam. 

Resultado final depois de dias de trabalho
trabalho pronto a colocar nos seu devido lugar
Novo percurso - Moinho de Portomalho
O nosso trabalho e esforço na sinalização de trilhos e locais da aldeia de Germil tem vindo a ter sucesso pois cada ano que passa a aldeia de Germil enchesse de vida. São muitos os visitantes que se tornam pedestrianistas. Visitam a cascata, o miradouro os nossos prados da serra e a nossa aldeia. Já temos pessoas a comprar casas em ruínas e a recuperar, sinal este de progresso ainda lento mas visível.    

Colocação de poste com indicação Paradela e Caminho da Aldeia

Indicação no centro da aldeia
Caminho da Eira Comunitária
Com a colaboração do Sr. João Pereira da junta de freguesia e presidente da AMG, a associação Péd´Rios elaborou com os seus meios a "construção" de algumas placas indicativas que já indicam o caminho para a Eira Comunitária da Germil, a aldeia de Fundvilla, o Moinho e a calçada em direcção à Paradela. 

Caminho da Eira Comunitária 
Entrada da Eira Comunitária 
Brevemente iremos colocar textos informativos destes e outros locais nos 9 painéis (foto acima) já existentes que infelizmente com o material utilizado a intempere desvaneceu os textos no tempo mas que irão ressuscitar com a nossa ajuda para interesse dos nossos bem-vindos visitantes e turistas em Germil.

Saudações montanheiras
Carlos Moreira

Texto e fotos de Carlos Moreira  




Sem comentários:

Enviar um comentário