sábado, 28 de novembro de 2015

Jornadas Nacionais de Pedestrianismo - Portalegre 2015

No passado dia 21 e 22 de Novembro o presidente da associação Péd´Rios esteve presente na Jornadas Nacionais de Pedestrianismo que este ano teve lugar no município de Portalegre. 



 As Jornadas Nacionais de Pedestrianismo são um evento anual de troca de conhecimentos e experiências entre treinadores, técnicos, especialistas e praticantes nas áreas de pedestrianismo e dos percursos pedestres. 



O local da recepção dos participantes foi no Auditório do Museu de Tapeçaria de Portalegre Guy Fino. 


No dia 21 deu-se o inicio da jornadas onde tivemos o prazer de conhecer e interagir com o presidente do Município de Portalegre com o vice-presidente da FCMP e com o secretário da CIMAA. 


O Painel I teve como tema o Projecto Alentejo Feel Nature - Rede de Percursos na Natureza, Turismo em espaços rurais, sustentabilidade e qualificação do activo humano. 


O Painel II teve como tema Novas Abordagens em Pedestrianismo, Caminhada e Ligação a Natureza e Pedestrianismo - Incapacidades, descapacidades e "vistas curtas". 



No dia 22 foi apresentado pelo Pedro Cuiça o Eurorando 2016 um workshop sobre Marcação de Percursos Pedestres pelo técnico Ruben Jordão e outro workshop no ambito do GPS por Xavier Aradas Técnico de Senderos da FEDME / EEAM. 




 Pelas 16h00 os participantes tiverem a oportunidade de elaborar uma pequena caminhada num percurso pedestre inserido na Rede Alentejo Feel Nature.




 Pelas 21h00 deu-se inicio ao jantar tertúlia onde tivemos a oportunidade de conviver e trocar ideias e sugestões sobre o pedestrianismo em portugal.




No Domingo também tivemos a oportunidade de percorrer a PR7 em pleno alto Alentejo onde a paisagem e a camaradagem foram o ponto alto do dia.




Pelas 15h00 foram encerradas as Jornadas pelo Presidente da FCMP, pela Presidente da CIMAA e pelo Presidente do Município de Montalegre. 

A organização deste evento esteve a cargo da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal tendo como parceiros a ERA - Federação Europeia de Pedestrianismo, o IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, Portal Aventuras e Instituto Politécnico de Portalegre. 

Saudações desportivas 
Carlos Moreira 

Fotos e texto de Carlos Moreira 





Sem comentários:

Enviar um comentário