terça-feira, 28 de outubro de 2014

Recriação Cortejo das Oferendas - Ponte da Barca 2014

No passado Domingo dia 26 de Outubro, realizou-se a recriação do cortejo das oferendas em Benefício da Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca.

Foto grupo habitantes de Germil 
O primeiro cortejo em Benefício da Santa Casa da Misericórdia realizou-se em 1943 em resposta às dificuldades financeiras da instituição provocadas pela 2ª Guerra Mundial.

Foto grupo habitantes de Germil 
No passado Domingo a população do concelho recriou o cortejo das oferendas com uma adesão que surpreendeu todos que assistiram.

Mulheres de Germil  trajadas a rigor 
No desfile passaram centenas de figurantes e carros alegóricos que animaram e deram "espectáculo" ao publico presente neste desfile.

Amizade e camaradagem entre os habitantes de Germil 
O povo de Germil não faltou a este desfile que juntou duas dezenas de habitantes que partilharam ao desfilarem o seu amor e carinho à Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca.

Ficam aqui alguma fotos e um pequeno vídeo da cantiga oferecida a Santa Casa da Misericórdia pelo povo de Germil:

No dia anterior ao desfile os ensaios  
Concertina Portuguesa 
No largo da Igreja Matriz de Germil

Algumas ofertas para a Santa Casa da Misericórdia 
Alguns contos de réis 






Carros alegóricos 







Habitantes amigos da Paradela 
Foi a vez de Germil desfilar








Recriação do painel dos membros da Santa Casa da Misericórdia
Recriação das oferendas ao provedor da Santa Casa da Misericórdia
Recriação das boas vindas das oferendas à porta da Santa Casa da Misericórdia




Quadras da recriação do cortejo das oferendas que foi "cantada" pelos habitantes de Germil

1- FREGUESIA DE GERMIL
TERRA LINDA SEM IGUAL
VIMOS A PONTE DA BARCA 
VISITAR O HOSPITAL 

2- NOSSA SENHORA DA PENHA
TODA CERCADA DE RENDAS
VIEMOS AO HOSPITAL
ENTREGAR NOSSAS OFERENDAS

3- IA PELA BARCA ABAIXO
VIRADA AO RIO LIMA
VISITEI O HOSPITAL
GERMIL FICA LÁ EM CIMA 

4 - SÃO VICENTE DE GERMIL
PEDIMOS-TE COM CARINHO
AJUDAI A MELHORAR 
TODOS OS NOSSOS DOENTINHOS 


Saudações Montanheiras 
Carlos Moreira 
Fotos, vídeo e textos de Carlos Moreira 


quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Péd´Rios assina protocolo de cooperação com a Tecla Ensino e Formação Profissional

O presente Protocolo de Cooperação tem por objeto a colaboração entre a Tecla e a Associação PÉD’RIOS, no desenvolvimento de candidaturas ao abrigo do quadro comunitário de apoio “Portugal 2020” que estará em vigor entre 2014-2020.



Após aprovação de candidaturas submetidas em parceria com a Tecla, serão integralmente financiados pelo respectivo quadro comunitário de apoio “Portugal 2020”, neste caso para curso de formação de Gestão Orçamental e Doméstica que terá como destinatários desempregados de longa duração (+ de 1 ano) inscritos no Centro de Emprego e beneficiários do RSI – Rendimento Social de Inserção. 

O cartaz do curso será divulgado ao publico assim que a candidatura for aprovada. 

Local do curso: Município de Ponte da Barca

Data: Ainda por definir 

Esta acção conta com a colaboração da Câmara Municipal de Ponte da Barca. 

Para mais informações contacta a nossa associação através do e-mail pederiosgeral@gmail.com 

Saudações Desportivas 
Carlos Moreira 

domingo, 12 de outubro de 2014

Brevemente Sinalização do "Trilho da Aldeia" em Germil PTB

Nas ultimas duas semanas iniciei trabalhos para elaboração e marcação de mais um trilho interpretativo em Germil. Com o meu GPS comecei por gravar o trilho para ter informações sobre a distancia total do percurso e os seus desníveis. O percurso será circular e terá aproximadamente 2,5km de distancia. 

As placas serão idênticas as dos trilhos que já estão operacionais em Germil, como o trilho da cascata, do miradouro e da Relva. 

Depois de cortar, gravar, envernizar e de pintar as letras das 7 placas, serão colocadas em postes de madeira para o utente poder seguir o trajecto e apreciar locais de interesse etnográfico e cultural de Germil. 

Trabalho de pintura das placas do "Trilho da Aldeia"
Percurso Geo Referenciado no Google Earth 
Este projecto da associação Péd´Rios - Germil, tem como objectivo de revitalizar a aldeia de Germil através de marcação de trilhos, acções limpeza, informação turística aos visitantes e principalmente de manter uma relação com os habitantes de Germil na participação deste projecto que tem vindo a ser aplaudido pelos habitantes e utentes que visitam a nossa aldeia. 

Nestas acções tenho contado com a colaboração do Sr. João Pereira e do Sr. Inocêncio Araújo da Junta de Freguesia de Germil que tem dado o apoio necessário e o abalo para este tipo de iniciativas da associação / abrigo Péd´Rios.

Brevemente irei publicar mais detalhes sobre a marcação do "Trilho da Aldeia". 

Saudações montanheiras 
Carlos Moreira 

Texto de Carlos Moreira 
Fotos de Carlos Moreira e Catarina Moreira 



sábado, 4 de outubro de 2014

Celebrações Nossa Senhora da Penha de França - Germil 2014

Durante os dias 27 e 28 de Setembro celebrou-se a festa de Nossa Senhora da Penha de França na aldeia de Germil. 

Penha de França 
Igreja matriz de Germil 


Procissão das velas 

Nossa Senhora da Penha de França ou Nossa Senhora da Penha é um dos nomes que recebe Maria, mãe de Jesus, que acreditam os católicos, apareceu à Simão Vela no norte da Espanha, numa serra chamada Penha de França. Lá, sua festa é comemorada no dia 8 de Abril. Em Germil ocorre no ultimo fim de semana de Setembro.


Habitantes de Germil na dança do vira. 

Banda dos Amigos da Concertina de Barcelos 

História da Nossa Senhora da Penha de França

Existia no norte da Espanha uma serra muito alta e íngreme chamada Penha de França, na província de Salamanca, na qual o Rei Carlos Magno teria lutado contra os mouros.






Fogo de artificio nas celebrações da Sra. da Penha 

Coro na Igreja de Germil 

Por volta de 1434, segundo algumas fontes históricas no dia 19 de maio, certo monge francês sonhou com uma imagem de Nossa Senhora que estava enterrada no topo de uma escarpada montanha em razão de uma guerra entre os franceses e muçulmanos, na qual os católicos escondiam suas imagens para não serem destruídas, cercada de luz e acenando para que ele fosse procurá-la. Simão Vela, assim se chamava o monge, durante cinco anos andou procurando a mencionada serra, até que um dia teve indicação de sua localização e para lá se dirigiu.

Procissão dos andores 




Após três dias de intensa caminhada, pela razão de segundo ele próprio, em seus êxtases ouvir sempre a advertência divina: "Simão, vela e não durma!" (pelo que passou a adoptar o sobrenome de Vela, como ficou conhecido), escalando penhascos íngremes, o monge parou para descansar, quando viu sentada perto dele uma formosa senhora com o filho ao colo que lhe indicou o lugar onde encontraria o que procurava. Auxiliado por alguns pastores da região, conseguiu achar a imagem que avistara em sonho.



A imagem comum do título é a do viajante a cavalo, atacado por uma cobra e salvo por um lagarto. No alto vê-se Nossa Senhora da Penha com o Menino Jesus no braço esquerdo e a mão direita estendida segurando às vezes um ceptro. Esta representação da Virgem Maria é geralmente em pinturas, pois as esculturas mostram somente Maria com o Menino ao colo.



Um tempo após a famosa batalha de Alcácer-Quibir, uma peste assolou Portugal e como a Espanha se livrara do flagelo graças à intervenção de Nossa Senhora da Penha de França, o Senado da Câmara de Lisboa prometeu à Mãe de Deus construir um grandioso templo, se ela livrasse a cidade da moléstia. Extingue-se a epidemia quase subitamente, a Câmara mandou edificar magnífico santuário naquele local.
Rancho folclórico de Valdreu animando Germil 


Este templo passou a atrair milhares de peregrinos e em certa ocasião um devoto, tendo subido ao alto dos penedos e vencido pelo cansaço adormeceu. Uma grande cobra aproximou-se para picá-lo quando um enorme lagarto saltou sobre ele despertando-o a tempo de matar a serpente com o seu bastão. Essa é a razão pela qual a imagem de Nossa Senhora da Penha tem aos pés um peregrino, a cobra e o lagarto.





E assim se passou mais uma celebração da Nossa Senhora da Penha de França em Germil, acompanhados de um dia repleto de sol e boa gente.    

Saudações Montanheiras 
Carlos Moreira 

Fotos de Carlos Moreira 
Textos Wikipédia - Carlos Moreira