terça-feira, 29 de julho de 2014

Convívio do Emigrante 2014 - Germil PTB

Convite

Dia 15 de Agosto 2014 das 16:00 as 20:00, a associação Péd`Rios organiza na sua sede em Germil - Ponte da Barca... 

"Convívio do Emigrante 2014“

Fonte Google imagens 

O convívio estará aberto a todos os habitantes da aldeia de Germil e das freguesias do município de Ponte da Barca e em especial aos emigrantes de férias em Germil.  

Mais uma vez no nosso convívio iremos dar musica e como entretenimento teremos animação com jogos tradicionais e o habitual churrasco / lanche de confraternização. 

Contamos contigo ! 

Saudações Montanheiras
O Presidente
Carlos Moreira 

Tapada do Souto (Silla dos Ursos)

Curiosidades de Germil ....

No passado mês de Julho e por iniciativa do concelho directivo de baldios de Germil, foram efectuadas limpezas de manutenção florestal ao longo do vale do rio Germil até a encosta do ribeiro de Chão da Ponte. 

Tapada do Souto
Estas limpezas deram ao descoberto uma das Tapadas (Sillas dos Ursos) mais bem preservadas de Germil. Os muros ainda mantêm a sua originalidade com a parede circular da Tapada em Extra-prumo com uma altura de aproximadamente 2 metros que servia de protecção contra o Urso do Gerês (Urso Ibérico) que sempre que podia rondava esta e outras tapadas numa tentativa de se alimentar do precioso mel das colmeias que a tapada protegia. 

Tapada do Souto em plena forma... 

Vale de Germil 
Encosta de Portavênse  - Ribeiro de Chão da Ponte 
A nossa associação / abrigo, elabora visitas a este e outros locais mágicos de Germil - Ponte da Barca. 

Esperamos a tua visita! 

Saudações montanheiras
Carlos Moreira 

Texto e fotos de Carlos Moreira 





segunda-feira, 14 de julho de 2014

Sócios e amigos do CCD - APDL em actividades de montanha com Péd´Rios - Germil

Durante os dias 12 e 13 de Julho, sócios e amigos do Centro de Cultura e Desporto (CCD) do Porto de Leixões (APDL) em parceria com a Associação / Abrigo Péd´Rios em Germil, participaram em diversas actividades de montanha onde tiveram a oportunidade de conhecer a aldeia de Germil através de uma visita interpretativa a nossa aldeia de montanha e na realização de duas caminhadas através da GR34 (Trilho Interpretativo da Serra Amarela) e na PR de Germil. 

Foto de grupo frente as instalações da associação / abrigo Péd´Rios 

Apresentação da GR34 Trilho Interpretativo da Serra Amarela frente ao painel informativo colocado na aldeia de Germil. Neste local se deu inicio à caminhada circular de aproximadamente 11km de distancia com passagem por Cutelo, Cortinhas, Carvalhinha, Penedinhos acabando em Germil. 
Em plena caminhada até a aldeia de Cutelo - Terras de Bouro 

Montanheiros numa pausa para descanso onde aproveitaram para hidratar e restabelecer energias neste dia quente e acompanhado de uma "maré"  de brisa de montanha.  

Passagem dos montanheiros através da aldeia de Cutelo 

Montanheiros na calçada que liga a aldeia de Cutelo a Cortinhas 

Em plena serra Amarela -  Alto da Carvalhinha a direita 

Gado em plena pastagem perto do curral dos Figos em direcção ao alto da Carvalhinha 

No segundo dia, montanheiros na sede Péd´Rios prontos para mais uma caminhada circular de aproximadamente 6 km através da Pequena Rota (PR) de Germil.

Passagem dos montanheiros pela encosta do Eido - Serra Amarela num dia abrasador 

Chegada dos montanheiros a aldeia de Germil. 

No final das actividades os nossos montanheiros mostraram-se satisfeitos por terem a oportunidade de conhecer locais mágicos da nossa aldeia e da serra Amarela com a promessa de um dia cá voltarem para mais aventuras de montanha com a Associação / Abrigo Péd´Rios. 

Fica aqui um agradecimento especial a nossa amiga Luísa Ferreira por ter escolhido a aldeia de Germil e Péd´Rios para mais uma actividade da CCD - APDL. 

NOTA: Fica aqui uma vez mais um apelo a entidade promotora da PR Germil para a falta de marcação, sinalização e limpeza principalmente na passagem pela encosta do Eido. 

Saudações montanheiras 
Carlos Moreira 

Fotos e texto de Carlos Moreira 

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Caminhada limpeza a solo em Germil

No passado Domingo 06 de Julho a associação Péd´Rios com o apoio da Câmara Municipal de Ponte da Barca, organizou a 3ª Caminhada Limpeza Péd´Rios em Germil. Um vez mais a falta de participantes nesta acção fez-se notar mas mesmo assim não desisti e elaborei a caminhada limpeza acompanhado de uma manhã fria e chuvosa. 

Recolha de lixo frente ao edifício da Junta de Freguesia

Esta iniciativa “Caminhada Limpeza em Germil” consistiu em recolher lixo (maços de tabaco, papeis, plásticos, etc.) que se encontravam nas valetas, ribeiros  e caminhos da aldeia de Germil.


Recolha de lixo frente ao Painel Informativo da GR34 - Grande Rota da Serra Amarela
Caminhos de Germil sem lixo 
Lixo recolhido 
A caminhada limpeza durou aproximadamente 90 minutos na qual consegui recolher aproximadamente 30kg de lixo que se encontrava espalhado principalmente nas valetas e ruas de Germil. 

Saudações montanheiras
Carlos Moreira 

Fotos e texto de Carlos Moreira