domingo, 29 de junho de 2014

Inauguração do Trilho Interpretativo da Serra Amarela

No passado dia 28 de Junho foi inaugurado o Trilho Interpretativo da Serra Amarela designado pela Grande Rota (GR34) na qual contou com aproximadamente 30 participantes. Este trilho tem como entidade promotora a Câmara Municipal de Ponte da Barca e a Câmara Municipal de Terras de Bouro.


O programa consistiu com a concentração dos participantes na aldeia de Germil onde se deu inicio a realização de um pequeno troço da GR34 desde a aldeia de Germil até a aldeia de Cutelo com aproximadamente 2,5km de distancia. 

A inauguração e apresentação do painel informativo da GR34 pelo presidente da C.M. Terras de Bouro, Dr. Joaquim Cracel que por motivos profissionais não participou na caminhada.  
Participantes presentes na inauguração 
Pequena introdução sobre os aspectos turísticos da aldeia de Germil  pelo Exmo. Sr. João Pereira da Junta de Freguesia de Germil.    
A interpretação do trilho ficou a cargo do Biólogo Duarte Silva e da Arqueóloga Alda Rodrigues
Participantes atentos na interpretação do trilho
Participantes em plena actividade 
Apesar de a chuva ameaçar tivemos sorte com o tempo
GR34
Chegada dos participantes a Aldeia de Cutelo
Participantes e painel informativo da GR34 na aldeia de Cutelo

No final do percurso os participantes foram transportados por autocarro para o museu de Vilarinho da Furna no Campo do Gerês  
Nas instalações do museu de Vilarinho da Furna foi apresentado o portal do site do Trilho Interpretativo da Serra Amarela - GR34. Na apresentação estiveram presentes responsáveis dos municípios de Ponte da Barca de Terras de Bouro a presidente da Junta de Freguesia de Campo do Gerês e elementos da Adere-PG.   

Os participantes também tiveram a oportunidade de visitarem o museu da Geira através de convite feito pelos responsáveis do museu de Vilarinho da Furna
No final todos os participantes tiveram a oportunidade de conviverem num almoço no museu da Geira onde podemos apreciar a degustação de alguns produtos locais.

O Trilho Interpretativo da Serra Amarela GR34 tem uma extensão de 34.916 metros com um grau de dificuldade elevado que poderá ser percorrido num só dia para os mais resistentes ou por várias etapas.

Para mais informações sobre o trilho poderás consultar a sua ficha étnica e etapas através do seguinte link: Trilho Interpretativo Serra Amarela - GR34

Para os participantes que estejam interessados em percorrer este belíssimo e emblemático trilho a nossa associação Péd´Rios em Germil,  dispõe de panfletos e monitores que poderão ajudar-te na melhor interpretação do trilho e de um abrigo de montanha para 10 pessoas no caso de necessitares de pernoita ou abrigo na tua passagem por Germil.  
Saudações montanheiras
O presidente 
Carlos Moreira 

Textos e fotos de Carlos Moreira 



quinta-feira, 19 de junho de 2014

Caminhada Limpeza em Germil - ADIADA PARA 06 de Julho 2014

Programa

11:00 Recepção dos participantes na sede Péd`Rios em Germil

11:05 Distribuição de sacos para o lixo e luvas

11:10 Caminhada Limpeza


13:00 Fim dos trabalhos 


Esta iniciativa “Caminhada Limpeza de Germil” consiste em reunir o numero possível de voluntários para recolha do lixo (maços de tabaco, papeis, plásticos, etc.) que se encontram nas valetas, ribeiros  e caminhos da aldeia de Germil de cima e de baixo.

A Câmara Municipal de Ponte da Barca apoia esta iniciativa disponibilizando sacos para o lixo, luvas e viatura para recolha do lixo.

Ao participares nesta iniciativa estarás a ajudar a preservação do meio ambiente e paisagístico da aldeia de Germil.

Esta actividade conta com o apoio:


Para mais informações contacta a nossa associação

Saudações Montanheiras
O Presidente 
Carlos Moreira  

terça-feira, 3 de junho de 2014

III Convívio Primaveril Péd´Rios Germil...animação e boa disposição!

No passado dia 01 de Junho foi realizado o III Convívio Primaveril na associação Péd´Rios em Germil. Este convívio teve a presença de mais de 25 habitantes da aldeia de Germil que tiveram a oportunidade de se divertirem através de jogos e actividades com a companhia de um churrasco e lanche.

Os viciados da sueca 
O nosso churrasco 
Desta vez e para ser diferente em vez dos jogos tradicionais apliquei os conhecimentos obtidos na minha ultima formação modular com um plano de actividades composto por ginástica sincronizada e dinâmicas de grupo com o objectivo de facilitar o conhecimento interpessoal do grupo através da socialização, desenvolvimento da motricidade fina, estimular a destreza manual, promover o respeito pelas regras estabelecidas nos jogos, a criatividade e divertimento. 

Salada, carne e aperitivos não faltaram 
Convívio entre habitantes de Germil 
Tempo para mais umas sandes 
Antes de entrar em acção com o plano de actividades foi servido um churrasco acompanhado com saladas, entradas várias, bolos e biscoitos onde todos se serviram a saborearam neste dia repleto de sol e boas disposição.

Jogo do Calhambeque foi uma risota geral 
E animação começa com alguma ginástica  

Dinâmica de grupo - Retrato colectivo
A dinâmica do jogo do Retrato Colectivo foi uma das actividades mais divertidas do dia. Durante o jogo todos tiveram a oportunidade de desenhar de uma maneira divertida o rosto dos seus parceiros com alguma dança pelo meio.

Grande dinâmica dos nossos participantes
Alguns ficaram confusos com os desenhos 
Mostra final dos retratos 
Dinâmica de grupo - Jogo da colher e bola 
Alguns problemas técnicos com gargalhadas a acompanhar
Hora dos doces 
Apresentação fotográfica das festividades da pascoa 2014
No final dos jogos todos seguiram para a sala da associação com o objectivo de poderem visualizar uma apresentação fotográfica das festividades da pascoa 2014 em Germil.


Video fotográfico do III Convívio Primaveril em Germil 

Na eventualidade de quereres visualizar e guardar as fotos deste convívio poderás aceder as mesmas através do seguinte link:  Álbum de fotos do III Convívio Primaveril Germil

O presidente da associação agradece a presença dos habitantes de Germil neste convívio que uma vez mais foi um sucesso.

Saudações montanheiras
Carlos Moreira

Texto de Carlos Moreira 
Fotos de Margarita Moreira e Carlos Moreira