sábado, 23 de agosto de 2014

Sagrado Coração de Jesus - Germil - 2014

Durante os dias 16 e 17 de Agosto foi celebrada a festa do Sagrado Coração de Jesus na aldeia de Germil que contou com a presença de mais de um centena de pessoas. 

Conforme a tradição todos os anos o festeiro, também chamado de imperador do Divino é a figura central nos rituais e organização da festa. O casal de festeiros é formado por devotos indicados por ex-festeiros que são submetidos ao crivo final do bispo diocesano. Além das tarefas de angariar recursos e de fazer o controle administrativo, os festeiros devem percorrer os casas fazendo um trabalho de divulgação da festa.  


Igreja matriz de Germil toda enfeitada para mais uma celebração do sagrado coração de Jesus. 

Sagrado Coração de Jesus 
Sagrado Coração de Jesus é uma das três solenidades do Tempo Comum, dentro da Liturgia da Igreja Católica, comemorada na segunda Sexta-feira, após a solenidade de Corpus Christi. Além disso, essa devoção também é cultivada pela Igreja Católica ao longo de todas as primeiras Sextas-feiras de cada mês. Consiste na veneração do Coração de Jesus, do mais íntimo de Seu Amor. 

Partilha da chama sagrada antes da procissão de velas
A origem desta devoção deve a Santa Margarida Maria de Alacoque, uma religiosa de uma Congregação conhecida como Ordem da Visitação. A Santa Margarida Maria teve extraordinárias revelações por parte de Jesus Cristo, que a incumbiu pessoalmente de divulgar e propagar no mundo esta piedosa devoção. Foram três as aparições de Jesus: A primeira, deu-se a 27 de Dezembro de 1673, a segunda em 1674 e, a terceira, em 1675. Mais tarde, outra religiosa, a Beata Maria do Divino Coração, condessa de Droste zu Vischering, a partir de Portugal estendeu a esta devoção a todo o Mundo por meio de um acto de consagração solene pedido ao Papa Leão XIII.

Jovens emigrantes de Germil 
Jesus deixou doze grandes promessas às pessoas que, aproveitando-se da Sua Divina Misericórdia, participassem das comunhões reparadoras das primeiras sextas-feiras. Disse Ele, numa dessas ocasiões a Santa Margarida Maria: "Prometo-te, pela Minha excessiva misericórdia e pelo amor todo-poderoso do meu Coração, conceder a todos os que comungarem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, a graça da penitência final; não morrerão em minha inimizade, nem sem receberem os sacramentos, e Meu Divino Coração lhes será seguro refúgio nessa última hora". 

Inicio da procissão das velas 
Não se sabe quem compôs a lista com as 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus, tiradas das revelações de Nosso Senhor a Santa Margarida Maria de Alacoque. Sabe-se só que são fidedignas – as promessas estão de fato contidas nas revelações – e que o trabalho anônimo foi de grande mérito e utilidade.
Saída da Igreja Matriz  procissão dos altares 
As 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus 

  1. Dar-lhes-ei todas as graças necessárias ao seu estado de vida.
  2. Estabelecerei a paz nas suas famílias.
  3. Abençoarei os lares onde for exposta e honrada a imagem do Meu Sagrado Coração.
  4. Hei-de consolá-los em todas as dificuldades.
  5. Serei o seu refúgio durante a vida e em especial na hora da morte.
  6. Derramarei bênçãos abundantes sobre todos os seus empreendimentos.
  7. Os pecadores encontrarão no Meu Sagrado Coração uma fonte e um oceano sem fim de Misericórdia.
  8. As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas.
  9. As almas fervorosas ascenderão rapidamente a um estado de grande perfeição.
  10. Darei aos sacerdotes o poder de tocarem os corações mais empedernidos.
  11. Aqueles que propagarem esta devoção terão os seus nomes escritos no Meu Sagrado Coração e d’Ele nunca serão apagados.
  12. Prometo-vos, no excesso de Misericórdia do Meu Coração, que o Meu Amor Todo-Poderoso concederá, a todos aqueles que comungarem na Primeira Sexta-Feira de nove meses seguidos, a graça da penitência final; não morrerão no Meu desagrado nem sem receberem os Sacramentos: o Meu Divino Coração será o seu refúgio de salvação nesse derradeiro momento.




Procissão de velas 
Procissão de velas 
Chegada a igreja matriz de Germil 



E a Igreja estava toda iluminada 
Dança do vira pelos habitantes de Germil  
Dança do vira pelos habitantes de Germil  
Dança do vira pelos habitantes de Germil  
Filhas de emigrantes de Germil 
Próxima geração 
No largo da Igreja Matriz todos assistiam as celebrações 
Técnicos de som 

Este ano os festeiros não conseguiram verba suficiente para o fogo de artificio o que para todos foi uma surpresa mas fica aqui uma foto do fogo de artificio do ano anterior para que esta tradição não passe ao esquecimento dos festeiros para 2015. 


E assim se passou mais uma celebração do Sagrado Coração de Jesus em Germil onde a boa disposição e o convívio marcaram presença. 

Saudações montanheiras 
Carlos Moreira 

Fotos de Carlos Moreira 
Textos de Carlos Moreira e fonte Wikipédia 

Sem comentários:

Enviar um comentário