domingo, 29 de junho de 2014

Inauguração do Trilho Interpretativo da Serra Amarela

No passado dia 28 de Junho foi inaugurado o Trilho Interpretativo da Serra Amarela designado pela Grande Rota (GR34) na qual contou com aproximadamente 30 participantes. Este trilho tem como entidade promotora a Câmara Municipal de Ponte da Barca e a Câmara Municipal de Terras de Bouro.


O programa consistiu com a concentração dos participantes na aldeia de Germil onde se deu inicio a realização de um pequeno troço da GR34 desde a aldeia de Germil até a aldeia de Cutelo com aproximadamente 2,5km de distancia. 

A inauguração e apresentação do painel informativo da GR34 pelo presidente da C.M. Terras de Bouro, Dr. Joaquim Cracel que por motivos profissionais não participou na caminhada.  
Participantes presentes na inauguração 
Pequena introdução sobre os aspectos turísticos da aldeia de Germil  pelo Exmo. Sr. João Pereira da Junta de Freguesia de Germil.    
A interpretação do trilho ficou a cargo do Biólogo Duarte Silva e da Arqueóloga Alda Rodrigues
Participantes atentos na interpretação do trilho
Participantes em plena actividade 
Apesar de a chuva ameaçar tivemos sorte com o tempo
GR34
Chegada dos participantes a Aldeia de Cutelo
Participantes e painel informativo da GR34 na aldeia de Cutelo

No final do percurso os participantes foram transportados por autocarro para o museu de Vilarinho da Furna no Campo do Gerês  
Nas instalações do museu de Vilarinho da Furna foi apresentado o portal do site do Trilho Interpretativo da Serra Amarela - GR34. Na apresentação estiveram presentes responsáveis dos municípios de Ponte da Barca de Terras de Bouro a presidente da Junta de Freguesia de Campo do Gerês e elementos da Adere-PG.   

Os participantes também tiveram a oportunidade de visitarem o museu da Geira através de convite feito pelos responsáveis do museu de Vilarinho da Furna
No final todos os participantes tiveram a oportunidade de conviverem num almoço no museu da Geira onde podemos apreciar a degustação de alguns produtos locais.

O Trilho Interpretativo da Serra Amarela GR34 tem uma extensão de 34.916 metros com um grau de dificuldade elevado que poderá ser percorrido num só dia para os mais resistentes ou por várias etapas.

Para mais informações sobre o trilho poderás consultar a sua ficha étnica e etapas através do seguinte link: Trilho Interpretativo Serra Amarela - GR34

Para os participantes que estejam interessados em percorrer este belíssimo e emblemático trilho a nossa associação Péd´Rios em Germil,  dispõe de panfletos e monitores que poderão ajudar-te na melhor interpretação do trilho e de um abrigo de montanha para 10 pessoas no caso de necessitares de pernoita ou abrigo na tua passagem por Germil.  
Saudações montanheiras
O presidente 
Carlos Moreira 

Textos e fotos de Carlos Moreira 



Sem comentários:

Enviar um comentário