sábado, 31 de maio de 2014

Limpeza e Manutenção Florestal em Germil

Nos últimos 15 dias foram realizadas limpezas do espaço interior do maior Fojo do Lobo do Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG) que se localiza no vale do Rio Germil e da encosta e floresta de Chão da Ponte.  

Fojo do Lobo de Germil - Ponte da Barca 

Os fojos existem apenas no norte da Península Ibérica. O Fojo de Germil é do tipo de paredes convergentes constituído por duas paredes que convergem para um fosso, implicavam uma batida que envolvia toda a aldeia e, por vezes, as aldeias vizinhas. Os batedores conduziam o lobo para o Fojo e este acabava por cair no fosso, previamente dissimulado com vegetação. 

 
Fojo de Paredes Convergentes

Ribeiro de Chão da Ponte 

Cascata das Fechas ( Portavênse)

Na encosta do Ribeiro de Chão da Ponte e em toda a área florestal até a Relva, também foram realizados trabalhos de limpeza. A área limpa deu ao descoberto o antigo caminho que passava no alto do Fragão (local onde irá ser colocada uma placa sobre o miradouro do Fragão), pelas Poldras e até a cascata das Fechas (Portavênse) onde também serão colocadas placas a indicar o caminho até a cascata. 

Esta iniciativa do Concelho Directivo dos Baldios de Germil,  tem como objectivo de manter o terreno limpo principalmente nas zonas florestais de alto risco de incêndio e no caso do Fojo para preservar o local em que se encontra o mesmo dando assim ao visitante a oportunidade de poder observar o Fojo em toda a sua plenitude.  

A sinalização do trajecto até a cascata e a placa do miradouro será uma iniciativa voluntária da Associação Péd´Rios. 

A nossa associação organiza visitas guiadas aos locais mencionados na eventualidade de quereres conhecer o local. 

Saudações montanheiras
Carlos Moreira 

Fotos e textos de Carlos Moreira 


Sem comentários:

Enviar um comentário