quarta-feira, 23 de abril de 2014

Péd´Rios recebe compasso pascal

Na passada segunda-feira dia 21, como manda a tradição, celebrou-se o compasso pascal em Germil. Desta vez não tivemos a oportunidade de contar com a presença do padre Custódio mas sim com o seu representante diácono de diocese de Braga. 

Igreja matriz de Germil 
Compasso Pascal é uma tradição cristã que consiste na visita casa a casa de uma paróquia (daqueles que a queiram receber) do Crucifixo de Cristo no dia de Páscoa ou nas semanas seguintes para celebrar a sua Ressurreição.  


Igreja matriz de Germil
Igreja matriz de Germil
Igreja matriz de Germil
Igreja matriz de Germil
Igreja matriz de Germil

Um pequeno grupo de paroquianos, com ou sem o seu pároco, liderados por um crucifixo que representa a presença de Jesus vivo, percorre várias casas de outros paroquianos que manifestem a sua vontade de receber a visita de Jesus Ressuscitado no dia de Páscoa.





Em cada uma das casas, após uma bênção inicial, os habitantes da casa visitada beijam a cruz de Cristo como demonstração de adoração.






A esta tradição associaram-se diferentes formas de receber essa visita. Ela é vista como uma forma de confraternização dos membros da comunidade paroquial com a oferta de de alimentos da quadra ou apenas uns minutos de repouso para o grupo itinerante. 









É também comum ser aproveitada para oferta de donativos pecuniários à paróquia (para pagamento de eventuais direitos paroquiais).

Associação Péd´Rios Germil 

Associação Péd´Rios Germil 
Associação Péd´Rios Germil 
Associação Péd´Rios Germil 
Durante o compasso todos os presentes tiverem a oportunidade de conviver, trocar sentimentos e emoções. De relembrar os seus antepassados e mais importante ainda de podermos brindar de um modo alegre e divertido. 

Saudações montanheiras
Carlos Moreira 

Fotos e textos de Carlos Moreira 

1 comentário:

  1. As fotos estão lindíssimas!! Tive o enorme prazer de estar presente nesta celebração de amizade e partilha. Grata ao Cató e aos residentes de Germil que são pessoas Fantásticas!

    ResponderEliminar