terça-feira, 22 de abril de 2014

Pascoa nas montanhas com amigos Péd´Rios

Caminhada na Serra Amarela 

Amigos da associação Péd´Rios aproveitaram as festas da Pascoa para caminharem e conhecerem locais mágicos da Serra Amarela e do planalto de Castro de Laboreiro. 

Carta topográfica serra Amarela 

Aproveitando o dia sol que se fez sentir no passado domingo e munidos do respectivo lanche nas mochilas, iniciamos uma das caminhadas desde a associação Péd´Rios em Germil. 

Vista da Serra do Gerês desde o alto da Carvalhinha (ponto mais elevado de Germil). 
A caminhada foi circular com uma extensão de aproximadamente 10 km com passagem pela aldeia de Cutelo, Cortinhas, alto da Carvalhinha terminando em Germil. 

Alto da Carvalhinha vista desde a associação Péd´Rios Germil
No final da caminhada aproveitamos para descansar na associação onde lanchamos e partilhamos momentos de boa disposição com mais planos para outras caminhadas. 

Caminhada Planalto de Castro de Laboreiro 

Esta caminhada no planalto de Castro Laboreiro surgiu de uma maneira diferente, foi uma surpresa que a aproveitamos da melhor maneira. 

Carta topográfica serra Amarela
Depois de ter transportado um grupo de 7 montanheiros, amigos da associação Péd´Rios para a aldeia de Marecos (fronteira da Ameixoeira) para efectuarem uma travessia de 58 km pela serra do Gerês, eu, o Pedro e a Sónia, os últimos montanheiros que restavam, não tínhamos qualquer plano do itinerário que iríamos fazer. Por surpresa quando saímos da aldeia de Marecos, apareceu-nos uma placa que indicava "PR Castro do Laboreiro 13km" olhamos e em segundos decidimos elaborar esta trilha que por sinal foi alongada para 25 km passando por locais mágicos de interesse cultural e paisagístico. 

Bico do Patelo 
O percurso teve inicio na aldeia de Marecos com passagem pela represa do rio Covas onde encontramos uma ponte medieval com o mesmo nome, pela corga dos Pereiros, Bico do Patelo, Castro de Laboreiro com regresso já tardio ao ponto de partida. 

Pedro, Sónia e Carlos 
E assim se passou o fim de semana da pascoa com caminhadas e boa companhia. 

Saudações montanheiras 
Carlos Moreira

1 comentário:

  1. A facilidade que é encontrar trilhos fantásticos por "esses lados".
    Continua a caminhar e a transmitir, Carlos.
    Abraço

    ResponderEliminar