terça-feira, 29 de outubro de 2013

I Magusto Péd´Rios – Aboim da Nobrega


Parque de Campismo de Aboim – Vila Verde
16 a 17 de Novembro 2013


Programa

Dia 16 de Novembro
09h00: Abertura das inscrições na recepção do Parque de Campismo
13h30: Caminhada PR - Trilho Fojo do Lobo - 10 km - Dificuldade Baixa / Média
18h00: Regresso ao parque
20h00: Jantar convívio (cada participante terá que levar a sua alimentação)
23h00: Magusto Péd´Rios com DJ e animação


O Magusto será realizado no salão de festas do parque de campismo

NOTA: Para os participantes interessados em pernoitar na noite de Sexta-feira a recepção encerra as 23h00.

Dia 17 de Novembro
11h00: Visita ao antigo castelo de Nobrega na freguesia de Sampriz
13h00: Regresso ao parque de campismo
16h00: Final do magusto
Todas as actividades têm como ponto de partida e chegada desde o parque de campismo



Valor da actividade
Adultos: 10€
Crianças dos 5 aos 12: 5€

Inclui
Lembrança, alojamento em tenda própria, viatura no interior do parque, castanhas, jeropiga, caldo verde, broa, carvão, caminhada e monitor de pedestrianismo

Não inclui
Custo da pernoita de Sexta-feira
(pernoita de Sexta-feira será pago no acto da inscrição).

Parque de Campismo de Aboim da Nobrega
O Parque de Campismo dispõe de máquina de café, assadores, espaço coberto com mesas e cadeiras para 30 pessoas, casas de banho, lava loiça, 2 bungalows para 16 pessoas e muito espaço verde.

Coordenadas
GPS: N 41º 45' 18" / W 8º 22' 24" 

Inscrições e informações
As inscrições e informações poderão ser efectuadas no local ou através do e-mail pederiosgeral@gmail.com ou pelo telemóvel 938 678 090

Organização
Associação Péd´Rios – Germil  

Saudações Montanheiras
O Presidente
Carlos Moreira

sábado, 5 de outubro de 2013

Toponímia das ruas e caminhos de Germil

No passado mês de Setembro por iniciativa da Junta de Freguesia de Germil foram instaladas em Germil placas em granito com os nomes das ruas e caminhos e os respectivos números de policia de todas as habitações e um painel informativo frente a Junta de Freguesia com um mapa interpretativo indicando assim ao visitante a toponímia da freguesia de Germil. 

Painel informativo 
Índice de ruas e caminhos com alguns nomes caricatos 
Sabias que a Toponímia é a divisão da onomástica que estuda os topónimos, ou seja, nomes próprios de lugares, da sua origem e evolução; é considerada uma parte da linguística, com fortes ligações com a história, arqueologia e a geografia.
Pedra granítica com o nome do largo e brasão da aldeia de Germil
A palavra é derivada dos termos gregos τόπος (tópos), lugar, e ὄνομα (inoma), nome, literalmente, o nome de um lugar. 
Além dos nomes de localidades (cidades, vilas, municípios, províncias, países etc.), a toponímia estuda os hidrônimos, nomes de rios e outros cursos de água; os limnônimos, nomes de lagos; os talassônimos nomes de mares e oceanos; os orônimos, nomes dos montes e outros relevos; os corônimos, nomes de subdivisões administrativas e de estradas, entre muitos outros.

Pedra granítica com o numero de policia e rua da associação Péd´Rios 
Quando um topônimos está associado a um local determinado, pode se utilizar o termo Geonimia,uma divisão da Geografia que estuda os topônimos associados a uma determinada coordenada geográfica.


Mais uma vez a junta de freguesia de Germil está de parabéns por esta iniciativa de grande importância para os habitantes e principalmente para os turistas que nos visitam todos os anos. 

Saudações Montanheiras 
Carlos Moreira 

Fotos de Carlos Moreira 
Textos Wikipédia e Carlos Moreira 



Celebrações de Nossa Senhora da Penha - Germil 2013

Durante os dias 28 e 29 de Setembro foi celebrada a festa de Nossa Senhora da Penha de França na aldeia de Germil que uma vez mais contou com a presença de aproximadamente uma centena de participantes incluindo na maior parte imigrantes que de propósito se deslocaram a Portugal para poderem participar nas celebrações. 

Nossa Senhora da Penha de França - Germil
Nossa Senhora da Penha de França ou Nossa Senhora da Penha é um dos nomes que recebe Maria, mãe de Jesus, que acreditam os católicos, apareceu à Simão Vela no norte da Espanha, numa serra chamada Penha de França. Lá, sua festa é comemorada no dia 8 de Abril. Em Germil ocorre no ultimo fim de semana de Setembro.

Padre Custodio e  Padre Moisés  nas celebrações
Devido ao mau tempo que se fez sentir no fim de semana das celebrações da Nossa Senhora da Penha, não houve a oportunidade da saída dos andores e da procissão das velas pois o S. Pedro assim não o permitiu não restando assim outra solução de celebrar no interior da igreja matriz de Germil. 


História da Nossa Senhora da Penha de França

Existia no norte da Espanha uma serra muito alta e íngreme chamada Penha de França, na província de Salamanca, na qual o Rei Carlos Magno teria lutado contra os mouros.
Por volta de 1434, segundo algumas fontes históricas no dia 19 de maio, certo monge francês sonhou com uma imagem de Nossa Senhora que estava enterrada no topo de uma escarpada montanha em razão de uma guerra entre os franceses e muçulmanos, na qual os católicos escondiam suas imagens para não serem destruídas, cercada de luz e acenando para que ele fosse procurá-la. Simão Vela, assim se chamava o monge, durante cinco anos andou procurando a mencionada serra, até que um dia teve indicação de sua localização e para lá se dirigiu.
Após três dias de intensa caminhada, pela razão de segundo ele próprio, em seus êxtases ouvir sempre a advertência divina: "Simão, vela e não durma!" (pelo que passou a adoptar o sobrenome de Vela, como ficou conhecido), escalando penhascos íngremes, o monge parou para descansar, quando viu sentada perto dele uma formosa senhora com o filho ao colo que lhe indicou o lugar onde encontraria o que procurava. Auxiliado por alguns pastores da região, conseguiu achar a imagem que avistara em sonho.

Gente de Germil 
A imagem comum do título é a do viajante a cavalo, atacado por uma cobra e salvo por um lagarto. No alto vê-se Nossa Senhora da Penha com o Menino Jesus no braço esquerdo e a mão direita estendida segurando às vezes um ceptro. Esta representação da Virgem Maria é geralmente em pinturas, pois as esculturas mostram somente Maria com o Menino ao colo.
Um tempo após a famosa batalha de Alcácer-Quibir, uma peste assolou Portugal e como a Espanha se livrara do flagelo graças à intervenção de Nossa Senhora da Penha de França, o Senado da Câmara de Lisboa prometeu à Mãe de Deus construir um grandioso templo, se ela livrasse a cidade da moléstia. Extingue-se a epidemia quase subitamente, a Câmara mandou edificar magnífico santuário naquele local.

D. Fátima habitante de Germil 
Este templo passou a atrair milhares de peregrinos e em certa ocasião um devoto, tendo subido ao alto dos penedos e vencido pelo cansaço adormeceu. Uma grande cobra aproximou-se para picá-lo quando um enorme lagarto saltou sobre ele despertando-o a tempo de matar a serpente com o seu bastão. Essa é a razão pela qual a imagem de Nossa Senhora da Penha tem aos pés um peregrino, a cobra e o lagarto.

Preparação do coro da igreja 
E assim se passou mais uma celebração da Nossa Senhora de Penha de França em Germil, acompanhados de um tempestuoso fim de semana mas com boa gente e camaradagem .   

Saudações Montanheiras 
Carlos Moreira 

Fotos de Carlos Moreira 
Textos Wikipédia - Carlos Moreira