sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Canyoning do Rio de Germil

Através do vale do rio de Germil, que se estende por mais de 6 km desde a sua nascente até desaguar no Rio Tamente, na zona de Chã de Arcas - Serra Amarela, o rio de Germil encontra um desfiladeiro com aproximadamente 300 metros de profundidade recheado de passagens estreitas, cascatas e lagoas que só um rio como este as sabe moldar. 

Vista do Canyoning Rio de Germil desde o alto de Chã do Outeiro 
Claro esta que para se poder penetrar por entre este desfiladeiro não basta levar uma maquina fotográfica mas sim todo o equipamento e conhecimento necessário para descer o rio em segurança.



Nesta exploração e reportagem fotográfica (que por sinal saiu um pouco desfocada devido a gostas de água) do Canyoning do Rio de Germil,  tive a companhia de André Monteiro dirigente da associação Péd´Rios e do Rui Ferreira amigo de longa data e ambos monitores de Canyoning. 




Tecnicamente o nome dado a descida de uma linha de água através de um desfiladeiro de montanha, da-se o nome de Canyoning, um desporto que consiste na exploração progressiva de um rio, transpondo os obstáculos verticais e anfíbios, através de diversas técnicas e equipamentos. Este desporto teve o seu nascimento no final da década de 1970 na Europa, mais precisamente em França e em EspanhaO desporto em Portugal está a crescer rapidamente, uma vez que este país tem diversos rios, que proporcionam esta prática desportiva.




O acesso para chegar ao inicio do desfiladeiro e para abandonar o mesmo não é fácil e requer do participante alguma logística, preparação física e psicológica adequada. O Canyoning apesar de ser curto tem partes técnicas onde todo o cuidado é pouco. Sendo assim não se aconselha a visita a este desfiladeiro sem um monitor ou conhecedor da zona abrangente. 






Para transpor estes 300m de desfiladeiro com 12 quedas de água e alguns saltos pelo meio demoramos aproximadamente 7 horas na integral incluindo uma marcha de 9 km, na qual 2 km pelo meio de mato cerrado pois o trilho encontrava-se cerrado pela vegetação. 





Ao contrário do que alguns pensam, o Canyoning é um desporto extremamente seguro, que utiliza equipamentos de alta tecnologia e desempenho. O facto de se estar em contacto permanente com a natureza consegue transmitir ao praticante do desporto uma sensação inexplicável de liberdade e harmonia. 




A nossa associação elabora visitas ao local e no caso de estares interessado em fazer este Canyoning também dispomos de monitores credenciados para tal. 

Saudações desde Germil 

Carlos Moreira 

Fotos e textos de Carlos Moreira