sábado, 5 de outubro de 2013

Toponímia das ruas e caminhos de Germil

No passado mês de Setembro por iniciativa da Junta de Freguesia de Germil foram instaladas em Germil placas em granito com os nomes das ruas e caminhos e os respectivos números de policia de todas as habitações e um painel informativo frente a Junta de Freguesia com um mapa interpretativo indicando assim ao visitante a toponímia da freguesia de Germil. 

Painel informativo 
Índice de ruas e caminhos com alguns nomes caricatos 
Sabias que a Toponímia é a divisão da onomástica que estuda os topónimos, ou seja, nomes próprios de lugares, da sua origem e evolução; é considerada uma parte da linguística, com fortes ligações com a história, arqueologia e a geografia.
Pedra granítica com o nome do largo e brasão da aldeia de Germil
A palavra é derivada dos termos gregos τόπος (tópos), lugar, e ὄνομα (inoma), nome, literalmente, o nome de um lugar. 
Além dos nomes de localidades (cidades, vilas, municípios, províncias, países etc.), a toponímia estuda os hidrônimos, nomes de rios e outros cursos de água; os limnônimos, nomes de lagos; os talassônimos nomes de mares e oceanos; os orônimos, nomes dos montes e outros relevos; os corônimos, nomes de subdivisões administrativas e de estradas, entre muitos outros.

Pedra granítica com o numero de policia e rua da associação Péd´Rios 
Quando um topônimos está associado a um local determinado, pode se utilizar o termo Geonimia,uma divisão da Geografia que estuda os topônimos associados a uma determinada coordenada geográfica.


Mais uma vez a junta de freguesia de Germil está de parabéns por esta iniciativa de grande importância para os habitantes e principalmente para os turistas que nos visitam todos os anos. 

Saudações Montanheiras 
Carlos Moreira 

Fotos de Carlos Moreira 
Textos Wikipédia e Carlos Moreira 



Sem comentários:

Enviar um comentário