terça-feira, 12 de março de 2013

Tapadas de Germil (Silha dos Ursos)

As Tapadas de Germil, também conhecidas como Silhas dos Ursos são estruturas arcaicas de pedra feitas pelo homem para proteger as colmeias da acção de predadores, tais como o urso.
Na Tapada da Broca se ainda existissem Ursos no Gerês este seria o panorama. 
As Tapadas normalmente são de pedra xistosa ou granítica com remates virados para o exterior, circulares, ou em forma de ferradura, destinadas a proteger as colmeias das abelhas da voracidade dos ursos. As colmeias eram dispostas no seu interior sobre fiadas em escada designadas por estradolas. Eram levantadas próximo das linhas de água e em vertentes que as protegiam do vento. Quando em forma de ferradura a abertura terminava sobre pequenas rabinas. Ainda existem exemplares seculares no nosso Parque, no Alvão e especialmente no Concelho de Mondim de Basto.  
Tapada em Germil - Serra Amarela 
Apiário é um conjunto de colmeias utilizadas para criação de abelhas, normalmente para a colheita de mel ou a polinização de culturas agrícolas. Embora o mel seja o principal produto obtido, obtém-se também outros: a própolis que é produzida pelas abelhas para vedar e defender a colmeia de contaminações; o veneno das abelhas, altamente valorizado pela sua aplicação terapêutica; o pólen; e a geleia real que é extraída das colmeias. Em Portugal, para a constituição de apiários para polinização de agricultura biológica é necessário ter certificação oficial e seguir a legislação aplicável.
Tapada em Germil - Serra Amarela 
O Mel  (plural: meles ou méis)  (pronúncia br:/mɛw/ pronúncia pt:/mɛl/) é um alimento, geralmente encontrado em estado líquido viscoso e açucarado, que é produzido pelas abelhas a partir do néctar recolhido de flores e processado pelas enzimas digestivas desses insectos, sendo armazenado em favos em suas colmeias para servir-lhes de alimento.
Tapada em Germil - Serra Amarela 
Tapada em Germil - Serra Amarela 
O mel sempre foi utilizado como alimento pelo homem, obtido inicialmente de forma extractiva e, muitas vezes, de maneira danosa às colmeias. Com o passar dos séculos, o homem aprendeu a capturar enxames e instalá-los em "colmeias artificiais". Por meio do desenvolvimento e aprimoramento das técnicas de manejo, conseguiu aumentar a produção de mel e extraí-lo sem danificar a colmeia. Com a "domesticação" das abelhas para a produção de mel, temos então o início da apicultura. O mel é o único produto doce que contém proteínas e diversos sais minerais e vitaminas essenciais à nossa saúde. Além do alto valor energético, possui conhecidas propriedades medicinais, sendo um alimento de reconhecida acção anti bacteriana.
Tapada em Germil - Serra Amarela 
A nossa associação elabora visitas guiadas aos locais das Tapadas. Não hesites em contactar-nos. 

Saudações Desportivas 
Carlos Moreira 

Fotos de Carlos Moreira
Textos: Carlos Moreira e Wikipédia 


2 comentários:

  1. Gostei!
    Há muito que me perguntava para que serviriam essas estruturas e finalmente descobri.
    Gracias!

    ResponderEliminar