terça-feira, 26 de junho de 2012

Palestra / Diaporama Monte Elbrus 5642m


Palestra / Diaporama

"ao cume do Monte Elbrus"
Cáucaso - Rússia

Local - Escola Primária de Germil
Dia 30 de Junho pelas 21:00

Monte Elbrus (russo Эльбрус) é a montanha mais alta da Europa com 5642 metros de altitude. É um estrato vulcão extinto localizado na parte ocidental da cordilheira do Cáucaso, na Rússia, perto da fronteira com a Geórgia.
Carlos Moreira no cume Este do Monte Elbrus 
O monte Elbrus faz parte dos “famosos” 7 cumes, montanhas mais altas de cada continente, onde a Antárctica entra na lista e a América se encontra separada em América do Norte e América do Sul.

Acampamento a 4000 m de altitude 
No ano de 2003, Carlos Moreira presidente  da associação Péd´Rios, escalou a face nascente do Monte Elbrus  com 5621 de altitude (depois de uma primeira tentativa frustrada em 1998) com o objectivo de poder concretizar o seu sonho de escalar os “famosos” 7 cumes.

Ao fundo os cumes gémeos do Monte Elbrus 
Esta Palestra / Diaporama será narrada pelo próprio alpinista  através de uma apresentação multimédia de fotos e vídeos que nos levarão a viajar através da cordilheira do Cáucaso com  algumas historias de arrepiar até ao cume desta magnifica montanha. 

Amanhecer gelado na cordilheira do Cáucaso 
Esta actividade foi patrocinada pela empresa World Courier Portugal. 

Valor da entrada por participante: 2 Rios
 As receitas revertem para a compra de 2 extintores de incêndio para a nossa associação. 

 Contactos e informações:  
Sede 258 587 062                     Carlos  Moreira  938 678 090
e-mail - pederiosgeral@gmail.com      





quarta-feira, 20 de junho de 2012

1º Encontro Motard Péd´Rios - Germil

No passado dia 17 a associação Péd´Rios organizou o "1º Encontro Motard Péd´Rios Germil" na qual contou com a participação de 43 Motards provenientes de várias localidades do centro e norte de Portugal e do município de Ponte da Barca.  
O lucro monetário proveniente deste encontro reverteu para a compra de 3 cortinados mosquiteiro e 8 metros de rede anti-mosquito que foram colocadas nas 3 portas e nas 12 janelas da associação. Com esta iniciativa os nossos motards contribuíram para que os  visitantes da nossa associação se sintam mais confortáveis e livres do zum zum das moscas de Germil. 


O ponto de encontro nesta manhã primaveril e recheada de sol foi frente ao café Novas Pontes onde os participantes tiveram a oportunidade de tomar um café quentinho e trocar conhecimento com os motards presentes.


O programa (alterado devido ao mau tempo na parte da tarde) consistiu em elaborar um trajecto pelas lindas terras de Ponte da Barca e Terras de Bouro. 
Com partida em Entre Ambos-os-Rios os nosso motards seguiram na direcção de Lindoso, Lobios (com um pequena paragem nas águas termais de Torneiros), Portela do Homem, Mata de Albergaria, Vilarinho das Furnas, Brufe finalizando em Germil.  




Na chegada a Torneiros os nossos motards sentiram o cheiro da chuva. O nevoeiro e vento foram o indicio que obrigou aos nossos motards a desembrulhar os casacos e calças de chuva pois a tarde prometia uma carga de água a Geresiana. 


A chegada dos nossos participantes a associação Péd´Rios foi ensopada até as meias. A forte chuva e ventos provenientes de sul foram o menu do dia mas nada que impedisse os nossos motards de cumprir a sua missão de chegarem a tempo ao churrasco que já estava em andamento e pronto a servir. 



Na entrada da associação a confusão instalou-se com os motards a pingar de cabeça aos pés. Todos procuravam sitio para mudar de roupa e para pendurar roupas pois teriam de secar para conforto de todos. Depois de instalados e já com a roupa a seca deu-se o ataque ao churrasco que já os esperava. 





A fome era muita e a boa disposição também. No convívio os nossos motards tiveram a oportunidade de contar historias das suas aventuras de motard de conhecer novos companheiros e mais importante de conhecer a aldeia de Germil e o município de Ponte da Barca que para muitos era desconhecida. 


Infelizmente a chuva forte que se fazia sentir não deu a oportunidade aos nossos motards de conhecer a aldeia de Germil num passeio a pé que tínhamos programado mas ficou a promessa da maioria dos motards em voltarem e até ficarem por uns dias na nossa bonita aldeia de Germil. 


No final do encontro todos se mostraram satisfeitos. O regresso a casa foi acompanhado com fortes chuvas e ventos mas com tempo de chegarem aos seus aposentos durante o dia e prontos para um banho quente. 


Como acima referido o lucro monetário proveniente deste encontro reverteu para a compra de 3 cortinados mosquiteiro e 8 metros de rede anti-mosquito que foram colocadas nas 3 portas e nas 12 janelas da associação. 

Poderás encontrar o álbum de fotos do encontro na integra no nosso álbum Picasa Péd´Rios, basta seguir este link: 1º Encontro Motard Péd´Rios Germil

Saudações Motards
Carlos Moreira 

Textos de Carlos Moreira 
Fotos de Luísa, Raquel e Nuno 





  
























   














segunda-feira, 18 de junho de 2012

Caminhada Limpeza Aldeia de Froufe


No passado Domingo dia 16 de Junho a associação Péd´Rios com o apoio da Câmara Municipal de Ponte da Barca (CMPB) e da Junta de Freguesia de Entre Ambos-os-Rios, organizou a 1ª Caminhada Limpeza Péd´Rios em Froufe. Nesta caminhada limpeza tivemos a colaboração de 3 participantes que percorreram os caminhos e estradas da aldeia de Froufe recolhendo lixo das valetas e ribeiros

Lixo encontrado no largo da Capela de Froufe
Durante a nossa caminhada limpeza, fomos encontrando habitantes da aldeia de Froufe que se mostraram gratos e satisfeitos com esta nossa acção. 

Carlos Moreira em trabalhos de limpeza 
O "grande" Hugo e Inocêncio Araújo em plena actividade de limpeza
Lixo acondicionado e pronto a ser recolhido pela viatura da CMPB
A nossa caminhada limpeza durou aproximadamente 1:30h e conseguimos recolher aproximadamente 70kg de lixo que se encontrava espalhado principalmente nas valetas e ribeiros de Froufe. 

Próxima Caminhada Limpeza: 
30 de Junho 2012 - Aldeia de Entre Ambos-os-Rios 

Saudações Montanheiras
Carlos Moreira 

Texto e fotos de Carlos Moreira 






segunda-feira, 11 de junho de 2012

Convívio Primaveril Germil 2012

Na passada quinta-feira dia 7 de Junho realizou-se na sede da associação Péd´Rios em Germil o "Convívio Primaveril Germil  2012" na qual estiverem presentes 34 participantes. 


Recepção dos participantes
Apesar de o convívio ter sido adiado vária vezes, devido ao mau tempo, o São Pedro desta vez ofereceu-nos uma tarde recheada de sol e muito divertimento.


Nosso residente DJ Joel Pereira 
O Vinagre e o Viagra nos cantares ao desafio - Eleição DJJP 
Jogo do Arco e Flecha 
O programa do convívio teve como principal atração os jogos tradicionais e o churrasco para restabelecer energias. No jogo do Arco e Flecha todos estavam ansiosos em manosear os objectos e principalmente em como utilizar-los pois para todos foi uma estreia. Não tardaram 10 minutos e já tínhamos alguns Robin dos Bosques de Germil a acertar no centro do alvo e até em balões de ar. 

Alvo em posição 
Jogo da paulada ao balão recheado de confettis  
No jogo da Paulada ao Balão todos tiveram a agilidade de rebentar com os balões onde alguns participantes deram pauladas bruscas e determinadas dando assim motivo de risota geral. 
Carlos e Patrícia explicando o jogo Guia do Cego 
 Jogo Guia do Cego
O jogo Guia do Cego com alguma batota pelo meio foi motivo de animação geral. 

Jogo do Mata 
No jogo do Mata os participantes tiveram que correr e ter habilidade para tentar matar o adversário. 

Jogo da Petanca Vasca 
No jogo da Petanca Vasca a concentração e calculo do terreno são os factores principais para um bom rendimento. 

Jogo do Lencinho 
O jogo do lenço foi definitivamente o jogo que mais atraiu os participantes. Durante mais de 1 hora tivemos muita corrida, tombos e risota geral. 

Jogo da Sueca 
Este jogo só aconselhado a profissionais da Sueca é um dos jogos mais praticados pelos homens da aldeia de Germil. 

Jogo do churrasco - Sr. Manuel Danaia "El Capitan" dos churrascos e temperos

Durante a elaboração dos jogos tradicionais o Sr. Manuel Danaia " El Capitan" dos churrascos e temperos com a colaboração do Sr. António Gonçalves e Sr. Manuel Dantas trataram de por as brasas e a carne no churrasco. 



Salada e temperos não faltaram neste churrasco
Convívio churrasco com muita animação 
Voleibol improvisado 
Ainda houve tempo e energias para um jogo de voleibol que por sinal foi bastante disputado. 

Apresentação multimédia das actividades Péd´Rios no ultimo trimestre 2012 

Para finalizar o nosso programa "Convívio Primaveril Germil 2012" foi projectada no salão da escola uma apresentação multimédia  das actividades da associação Péd´Rios no ultimo trimestre 2012 onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o nosso Blog a nossa pagina Facebook e mais importante de darem sugestões e ideias para novas ações e actividades em Germil. 


Poderás ver todas as fotos do nosso convívio através do álbum Picasa Péd´Rios basta para isso seguires este link:  Convívio Primaveril Germil 2012 


A direcção da associação Péd´Rios agradece a todos a vossa colaboração e boa disposição neste convívio.


Saudações Montanheiras
Carlos Moreira


Texto de Carlos Moreira 
Fotos: Eduardo Jerónimo, Sónia e Carlos Moreira 

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Estr. CM 1348 - Curva da Broca - Barreiras Protectoras?


Quem passa por esta estrada estreita a serpentear pela serra acima, deixa-nos imaginar como seria remoto o lugar de Germil antes de existirem modernas vias de comunicação e meios de transporte. Numa cota perto dos 600 metros, apercebemos-nos já das características que marcam uma típica aldeia serrana, onde um maior isolamento face a outras povoações, obriga a sua população a uma vida mais comunitária. 

Vale de Germil - Estr. CM 1348
Esta estrada de montanha oferece-nos paisagens deslumbrantes do vale do Rio Germil e da Serra Amarela e além de tudo oferece-nos também uma estrada com curvas estreitas, declives e desfiladeiros abertos com curvas aéreas que param a respiração do utente na sua primeira passagem. 

A famosa "Curva da Broca"
Aqui a montanha domina o território. O granito rasgado pela estrada de forma irregular abraça-nos num ambiente rústico e até sinuoso mas seguro se viajarmos de noite pois assim não vemos o abismo. As quedas de pedra são frequentes principalmente nos dias de chuva forte mas a sinalização lá esta, basta ter cuidado. As barreiras de protecção e sinalização de curva perigosa não existem até nos locais mais estreitos em que uma inversão de marcha esta fora de questão. Aqui a montanha domina o território, sente-se na forma de abismo. 

Joel colocando fitas de segurança 
Na recepção da associação Péd`Rios localizada em Germil, param muitos sócios,  turistas e amigos que vêm de visita ou só pela curiosidade de conhecer Germil. A maior parte destes visitantes automaticamente efectuam o seu comentário sobre a sensação de insegurança que tiverem ao passar pela Estr. CM 1348,  principalmente na passagem pela curva da Broca. Já tive visitantes, principalmente do sexo feminino, que recebi com ar pálido e assustado da viagem pela Estr. CM 1348, pedindo água e solo seguro. Ao contrário outros que viajam de todo-terreno, moto e BTT até elogiam a Estr. CM 1348 pois tem muita adrenalina. 
Resumindo em estatísticas Péd´Rios sobre a Estr. CM. 1348, esta estrada atormenta mais de 70% dos usuários tanto na descida como na subia. Aqui a montanha domina o território!

A famosa "Curva da Broca"
A pedido de alguns visitantes e sócios que visitam Germil e a associação Péd´Rios, eu e o Joel Pereira colocamos barreiras de protecção artesanais com fitas e tudo para que os usuários desta estrada possam contornar a curva da Broca com mais segurança. 

Carlos fixando as fitas de segurança 
Já agora ficam aqui ficam alguns testemunhos dos nossos associados e amigos sobre a Estr. CM 1348: 

"... pois eu sou uma das que, sempre que possível, evito fazer essa estrada, precisamente por a considerar bastante perigosa por não tem qualquer protecção, não sentindo qualquer segurança. 
Claro que isto se complica se estivermos a falar em faze-la à noite, no Inverno e com geada, assim.... é mesmo impensável!!!!..." 
Raquel Fernandes - Secretária administração 

"....que se coloquem rails de metal cobertos de madeira (para não "ferir" a paisagem), em toda a estrada que vai desde Sobredo (Entre-Ambos-os-Rios) até Germil. Para a nossa segurança e dos demais que frequentam essa mesma estrada, quer amigos quer visitantes que se desloquem para a aldeia de Germil, como os proprios habitantes..."
Filipe Correia - Fotografo 

"....concordo plenamente também, pois já fiz essa estrada e senti imenso medo, para não dizer pânico, pois é realmente muito perigosa e transmite uma imensa sensação de insegurança. Só de pensar que tenho que fazer essa estrada penso duas vezes em visitar essa zona, que muito merece ser visitada...."
Elisabete Magalhães - Assistente dentária 

"....a estrada em questão é lindíssima mas perigosa. esta curva em particular obriga a enorme atenção e, caso cruzemos com outro carro que venha a descer, torna-se extremamente complicada..."
Pedro Valter - Comercial 

"...como os meus caríssimos amigos já comentaram anteriormente, a estrada que tem lindas paisagens torna-se um perigo pois é estreita e sinuosa, juntando tudo isto no mínimo se tivesse barreiras protectoras laterais era uma grande ajuda..."
Rui Ferreira - Empresário 

"... promoção e valorização das nossas terras, da nossa cultura e das nossas gentes passa antes de mais pelo acesso a essas terras e a essas gentes. No caso da aldeia de Germil, para se poder disfrutar da sua genuinidade, da sua beleza e conviver com os seus habitantes há que fazer antes e depois um percurso perigoso e rezar o caminho todo para que não venha um carro em sentido contrário em determinadas partes da estrada. Queremos eliminar esse perigo para podermos ter acesso ao que de melhor tem o nosso país. A quem de direito pedimos que intervenham no sentido de colocar barreiras protetoras, mas que estas não sejam um elemento estranho à natureza...madeira parecer-me-ia o mais apropriado...." 
Fátima Lisboa - Advogada 

"....Germil tem de facto todos os atributos turísticos que aliciam os mais curiosos pelo meio rural… é o meu caso! A sua beleza natural arrasta-me para apreciar cada recanto secreto, para descobrir as pessoas e a simplicidade que as caracteriza, para perceber os animais, para louvar o trabalho do campo, para sentir o cheiro tão peculiar da terra… enfim, para admirar toda a sua envolvência selvagem, que me obriga a voltar repetidamente!
No entanto, e porque “não há bela sem senão”, para alcançar este prémio, deparo-me com algumas resistências. São sempre os últimos quilómetros, decisivos, a circular no fio da navalha … são precipícios de suster a respiração e que nos obrigam a alienar das belíssimas vistas. Para não ser traída pela hipnose da paisagem todo o cuidado é pouco. Concentração aqui é essencial!
Porque existe o risco de sair da estrada onde: mal passa um veículo de cada vez e as curvas fechadas tornam a visibilidade escassa; a inclinação constante da estrada dificulta a aderência ao piso (na existência de gelo); as pedras arremessadas dos penedos causam insegurança; os rebanhos que uma vez por outra, sem contar, se cruzam no caminho; e para finalizar, como condição indispensável de segurança, a falta de dispositivos de proteção… este último fator torna-se decisivo para que Germil faça parte de mais uma visita para quem passa na região. Sem nada que delimite o que é estrada ou acostamento, a via torna-se especialmente perigosa.
De nada adianta ter os melhores atrativos do mundo se o caminho que nos leva até ao destino não oferece a devida segurança, porque aí, o que era para ser prazeroso torna-se perigoso e não vale a pena arriscar...." 
Luísa Campos Ferreira - Técnica de relações publicas. 


Saudações montanheiras 

Carlos Moreira 

Fotos de Carlos Moreira e Joel Pereira 
Texto de Carlos Moreira