sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Torneio da Malha em Germil

No dia 21 de Agosto, realizou-se uma vez mais na aldeia de Germil o torneio anual  do jogo da malha que foi organizado pelo Sr. Bino (habitante de Germil emigrado em franca) e teve a participação de 22 jogadores. 


Participantes e familiares presentes no torneio 
jogo da malha é um desporto de origem portuguesa onde se lançam discos de metal em direcção a um pino que se encontra a alguns metros de distância.

Equipa final do torneio 
A malha jogava-se na França e na Itália, em tempos muito antigos e que não estão bem determinados. Fala-se do jogo da malha desde 1490, mas a prova da sua existência vem de um documento francês de 1644.
Em Portugal, esse desporto e o arremesso de ferraduras, sempre foi muito popular, com os nomes de chinquilho ou jogo do fito. Foi um jogo muito popular na região da Beira Alta, os homens depois do seu dia de trabalho, reuniam-se e praticavam este desporto. 

O jogo da malha, tanto como o de ferraduras, foi levado para o Brasil por imigrantes portugueses. Documentos apontam que já no período colonial jogava-se malha em todo o país. Há documentos que provam ser a malha um desporto praticado em São Paulo, na rua 25 de Março, desde 1890Usavam peças rudimentares como pedras, ferraduras, pedaços de chapas de ferro, variando de formato e tamanho. Os pinos não tinham o padrão certo, tudo servia. Era considerado um desporto ou divertimento de pessoas humildes.

Cada equipa é constituída por dois jogadores (parceiros). Para jogar, os parceiros colocam-se cada um em uma cabeceira do campo, de modo a ficarem lado a lado com o adversário. Os dois primeiros jogadores (adversários) a iniciarem o jogo, terão duas malhas para cada um, que lançarão alternadamente procurando derrubar o pino da outra cabeceira e ou deixar a malha o mais próximo possível e assim sucessivamente.


As malhas têm um diâmetro de cerca de 10,5 cm e um peso aproximadamente de 600 gramas e os mecos terão uma altura de cerca de 20 cm e uma base de aproximadamente 5 cm. A distância máxima entre os pinos será de 17 metros e a mínima de 13 metros.
Na frente dos pinos e à distância de um metro destes, será marcada uma linha perpendicular que delimita a zona de lançamento das malhas.

Todo e qualquer jogador que ao lançar a malha ultrapasse o risco de lançamento previamente marcado pela organização, poderá ser advertido e mesmo sancionado.
Cada partida terá cinco (5) jogos no máximo, vencendo neste caso a equipe que ganhar três (3) jogos. Dependendo do número de equipes inscritas, cada partida poderá ter apenas três (3) jogos, vencendo neste caso, a equipa que ganhar dois (2) jogos.
A classificação até á semi final será feita por eliminação direta, realizando-se sempre que se justifique, sorteio para se ver quem joga contra quem, até á obtenção de uma classificação final.
A semi final será sempre disputada por quatro equipas, podendo haver sorteio para encontrar a 4ª equipa, a qual sairá da última eliminatória.
Sempre que o pino for derrubado serão contabilizados 3 pontos para a respectiva equipa. Depois das quatro malhas jogadas, a que ficar mais próximo do pino soma 1 ponto, o jogador cuja malha ganhou os pontos é quem procederá ao primeiro lançamento das malhas e assim sucessivamente.
Registo das equipas e pontuações do torneio
Saudações desportivas 
Carlos Moreira 
Textos: Fonte: Wikipédia e Carlos Moreira 
Fotos de Carlos Moreira 







Sem comentários:

Enviar um comentário