terça-feira, 14 de agosto de 2012

Mini Campo de férias - Casa da Juventude da Póvoa de Varzim

Durante os dias 07 à 10 de Agosto, dez jovens da Casa da Juventude da Póvoa de Varzim acompanhados por 3 monitores e em colaboração com a associação Péd´Rios, tiveram a oportunidade de participar num mini campo de férias em Germil. 

Foto de grupo na entrada da associação Péd´Rios 

Este mini campo de férias teve como principal objectivo de dar uma oportunidade aos participantes de interagir com os habitantes de Germil, conhecer os seus costumes e participar em actividades ao ar livre. 


Caminhada no vale de Germil (levada) 

No primeiro dia de actividades o grupo de jovens teve a oportunidade de efectuar uma caminhada de aproximadamente 9 km desde a aldeia de Germil passando pelo vale do rio Germil até a levada e com mergulhos nas lagoas do Areeiro. 


D. Jesubina explicando o processo de extracção de sementes de couve.
Visita interpretativa ao moinho de água de Portomalho 
Visita interpretativa a Eira de Germil de baixo 

No segundo dia os jovens participantes tiveram a oportunidade de efectuarem alguns jogos tradicionais, trabalhos de interpretação do local através de imagens e historias locais. 

Carlos Moreira avaliando pinturas de t-shirts sobre o tema "montanha" 
Uma fã da associação Péd´Rios 
Jogo "guerra" do balão de água 

No terceiro dia foi a prova de orientação diurna na qual os participantes tiveram a oportunidade de aprender técnicas de orientação, leitura e interpretação de uma carta topográfica, a bússola, controlos de passagem, etc. 

Antes da prova um pequeno briefing sobre a modalidade "orientação" 
Participantes na leitura do mapa dos controlos de passagem (CP)
Picotagem do cartão de controlo de passagem da baliza do ponto 2 
No quarto dia bem cedinho foi a hora da despedida dos participantes deste mini campo de férias onde a camaradagem e espírito de equipa deixou saudades a todos e a esperança de poderem um dia repetir esta aventura. 


A associação Péd´Rios agradece aos monitores da casa da juventude e aos habitantes de Germil toda a sua colaboração e empenho neste evento. 

Saudações Montanheiras 
Carlos Moreira 
Textos de Carlos Moreira 
Fotos de Luísa Ferreira 




Sem comentários:

Enviar um comentário