sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Celebração do Sagrado Coração de Jesus - Germil

Durante os dias 18 e 19 de Agosto foi celebrada a festa do Sagrado Coração de Jesus na aldeia de Germil que contou com a presença de mais de um centena de pessoas. 



Conforme a tradição todos os anos o festeiro, também chamado de imperador do Divino é a figura central nos rituais e organização da festa. O casal de festeiros é formado por devotos indicados por ex-festeiros que são submetidos ao crivo final do bispo diocesano. Além das tarefas de angariar recursos e de fazer o controle administrativo, os festeiros devem percorrer os casas fazendo um trabalho de divulgação da festa.  

Limpeza da igreja e local de passagem da procissão

No primeiro dia da festa, bem cedinho, as pessoas escolhidas pelo festeiro e alguns voluntários, iniciam os trabalhos de limpeza da igreja matriz, do local de passagem da procissão e, do corte de ramos das árvores que rodeiam a igreja. 


Limpeza da igreja e local de passagem da procissão
Equipamento sonoro e sala de controlo 
Depois de tudo limpo e arrumado ao meio-dia do dia 18 de Agosto da-se o inicio das festividades com o repertório do nosso conhecido padre Moisés para a Santa Missa do Sagrado Coração de Jesus  seguida da procissão de velas.  

Igreja matriz de Germil 
Interior da Igreja matriz de Germil 

Sagrado Coração de Jesus é uma das três solenidades do Tempo Comum, dentro da Liturgia da Igreja Católica, comemorada na segunda Sexta-feira, após a solenidade de Corpus Christi. Além disso, essa devoção também é cultivada pela Igreja Católica ao longo de todas as primeiras Sextas-feiras de cada mês. Consiste na veneração do Coração de Jesus, do mais íntimo de Seu Amor. 


Interior da Igreja matriz de Germil 
A origem desta devoção deve a Santa Margarida Maria de Alacoque, uma religiosa de uma Congregação conhecida como Ordem da Visitação. A Santa Margarida Maria teve extraordinárias revelações por parte de Jesus Cristo, que a incumbiu pessoalmente de divulgar e propagar no mundo esta piedosa devoção. Foram três as aparições de Jesus: A primeira, deu-se a 27 de Dezembro de 1673, a segunda em 1674 e, a terceira, em 1675. Mais tarde, outra religiosa, a Beata Maria do Divino Coração, condessa de Droste zu Vischering, a partir de Portugal estendeu a esta devoção a todo o Mundo por meio de um acto de consagração solene pedido ao Papa Leão XIII.

Padre Moisés na celebração da missa
Jesus deixou doze grandes promessas às pessoas que, aproveitando-se da Sua Divina Misericórdia, participassem das comunhões reparadoras das primeiras sextas-feiras. Disse Ele, numa dessas ocasiões a Santa Margarida Maria: "Prometo-te, pela Minha excessiva misericórdia e pelo amor todo-poderoso do meu Coração, conceder a todos os que comungarem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, a graça da penitência final; não morrerão em minha inimizade, nem sem receberem os sacramentos, e Meu Divino Coração lhes será seguro refúgio nessa última hora". 

Procissão de velas 
Não se sabe quem compôs a lista com as 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus, tiradas das revelações de Nosso Senhor a Santa Margarida Maria de Alacoque. Sabe-se só que são fidedignas – as promessas estão de fato contidas nas revelações – e que o trabalho anônimo foi de grande mérito e utilidade.
Procissão de velas 
M. Kemper, um modesto comerciante de Dayton, cidadezinha norte-americana, iniciou, em 1882, um trabalho de ampla divulgação delas.
Procissão de velas 
A partir desta primeiro impulso, tiveram propagação mundial. Normalmente são conhecidas como as 12 Promessas do Coração de Jesus, a mais importante das quais, é a 12ª, chamada a GRANDE PROMESSA.
Procissão de velas 

As 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus 

  1. Dar-lhes-ei todas as graças necessárias ao seu estado de vida.
  2. Estabelecerei a paz nas suas famílias.
  3. Abençoarei os lares onde for exposta e honrada a imagem do Meu Sagrado Coração.
  4. Hei-de consolá-los em todas as dificuldades.
  5. Serei o seu refúgio durante a vida e em especial na hora da morte.
  6. Derramarei bênçãos abundantes sobre todos os seus empreendimentos.
  7. Os pecadores encontrarão no Meu Sagrado Coração uma fonte e um oceano sem fim de Misericórdia.
  8. As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas.
  9. As almas fervorosas ascenderão rapidamente a um estado de grande perfeição.
  10. Darei aos sacerdotes o poder de tocarem os corações mais empedernidos.
  11. Aqueles que propagarem esta devoção terão os seus nomes escritos no Meu Sagrado Coração e d’Ele nunca serão apagados.
  12. Prometo-vos, no excesso de Misericórdia do Meu Coração, que o Meu Amor Todo-Poderoso concederá, a todos aqueles que comungarem na Primeira Sexta-Feira de nove meses seguidos, a graça da penitência final; não morrerão no Meu desagrado nem sem receberem os Sacramentos: o Meu Divino Coração será o seu refúgio de salvação nesse derradeiro momento.
Igreja toda iluminada 
Depois dos actos religiosos a tarde foi dedicada à preparação do palco onde se efectuaram testes de som e onde os altifalantes da aldeia debitaram durante dois dias sem parar, musica popular e tradicional portuguesa.
Sr. João Pereira nos últimos preparativos de som 
Desta vez e para animar a festa tivemos a presença do rancho folclórico de Lindoso com os seus cantares e danças populares. 




Habitantes de Germil e convidados num passo de dança  
Habitantes de Germil
 
O tradicional fogo de artificio
E a festa continuou pela madrugada dentro com muita animação 

A futura geração de Germil 
No dia 19 de Agosto bem cedinho os altifalantes da igreja, acordaram os habitantes com musica de rancho para as festividades darem novamente inicio neste preenchido e divertido santo dia de Domingo. 


Depois da missa do meio-dia deu-se inicio à procissão dos altares. As procissões podem possuir um significado profundo para o fiéis e simbolizam a caminhada de oração do Povo de Deus, em comunidade, rumo à casa do Pai. Para os participantes, seguir uma procissão é seguir Jesus que também andou em procissão rumo ao calvário onde teria conquistado a salvação de toda a humanidade. 




Depois da procissão dos altares foi hora de leiloar cebolas à porta da igreja por um habitante de Germil onde aproximadamente 10 kg de cebolas renderam 25€. 

Leiloando cebolas 

Ao meio da tarde tivemos a presença da banda musical Sons do Lima que vieram para tocar cantar e animar a malta. 

Banda musical Sons do Lima 
Danças de Rua  
Doces para todos 
E assim se passou mais uma celebração do Sagrado Coração de Jesus em Germil onde a boa disposição foram o menu da festa. 

Saudações desde Germil 
Carlos Moreira 

Textos: Fonte: Wikipédia e Carlos Moreira 
Fotos de Carlos Moreira 









Sem comentários:

Enviar um comentário