No passado sábado dia 17 de Março, oito amigos da associação Péd´Rios percorreram em BTT (bicicleta de montanha) 32km desde a aldeia de Germil até o balneário de Torneiros em Lobios.
 |
Grupo no inicio do passeio na associação Péd´Rios
O ponto de partida foi desde a associação Péd´Rios em Germil onde tivemos a oportunidade de conhecer a aldeia de Germil efectuando uma pequena paragem no moinho de Portomalho.
Passagem pelo alto de Vergaço
O vento frio e alguns aguaceiros acompanhados de granizo foram o menu do dia mas não impediu a nossa equipa de continuar a viagem.
A descer todos os santos ajudam
O sol também apareceu para nos dar o ar da sua graça e nos iluminou na maior parte do nosso trajecto.
Pequeno acidente em Brufe
Passando pela aldeia de Brufe um dos nossos amigos, o Sequeira, acelerou demais e sem ainda sabermos porque, embateu com a BTT do Paulo danificando assim a forque-ta da BTT acabando por abandonar a viagem. Sem hesitar chamamos o carro vassoura para recolha do participante e ficamos com menos um elemento que felizmente sofreu pequenas escoriações na perna esquerda.
Upss...nada a fazer venha uma forque-ta nova
A viagem continuou sem grandes incidentes apesar da BTT do Paulo mostrar resistência,o desviador da BTT teimava em funcionar mas com alguma genica e habilidade do "Mecânico" se remediou o problema.
No decorrer do trajecto tivemos oportunidade de contemplar a albufeira de Vilarinho das Furnas e parar na albergaria Stop no Campo do Gerês para repor as forças com uma sopa e uma sande de carne assada regada com superbock.
Depois de um grande tombo do nosso amigo Ricardo
Na passagem pela mata da Albergaria o Ricardo foi surpreendido com uma rocha escorregadia que o obrigou a travar originando assim um tombo desajeitado que obrigou a largar a BTT. No dia seguinte o nosso amigo sentia uma dor quando respirava fundo, sinal de uma possível costela fracturada. Ainda não sabemos o resultado do exame mas esperamos que não seja grave.
Mata da Albergaria
Ponte sobre o Rio Homem
Chegamos a fronteira de Portela do Homem sem mais incidentes e seguimos pela via romana da Serra do Xúres onde tivemos a oportunidade de acelerar pois era sempre a descer.
Via romana
Chegando a aldeia de Torneiros aproveitamos para tomar um banho e relaxar os músculos no balneário de Torneiros.
Foto do grupo e das devidas assistentes
No final do nosso passeio de 32km seguimos em direcção a aldeia de Germil onde aproveitamos para lanchar na associação. No dia seguinte elaboramos uma visita a pé pela aldeia de Germil onde os participantes tiveram a oportunidade de visitar o relógio de sol, o moinho e ribeiro de Portomalho, o filão de quartzo e as poças da Relva.
Obrigado a todos pela vossa participação
Saudações montanheiras
Carlos Moreira
Fotos e texto de Carlos Moreira
|
Apesar da forque-ta (que está em vias de ser renovada) foi muito bom!
ResponderEliminar