segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Limpeza do Relógio de Sol de Germil


Limpeza do Relógio de Sol de Germil

Durante uma conversa com os habitantes de Germil, na Eira de Germil de Baixo, tive o prazer de conhecer a D. Maria da Assunção proprietária do espigueiro ou canastro onde esta colocado o “Relógio de Sol” de Germil.

Relógio de Sol de Germil antes da limpeza (foto, cortesia de Isabel Felgueiras)
Em conversa aproveitei para perguntar a D. Maria se seria possível efectuar uma limpeza ao relógio de sol pois o mesmo encontrava-se coberto de musgo seco. A D. Maria com a sua simpatia aprovou a limpeza do relógio de sol e até se disponibilizou a ajudar disponibilizando assim uma escada para podermos ter acesso ao relógio.


Nuno em processo de limpeza
Mais uma vez convidei o Nuno (habitante de Germil de Baixo ) que se disponibilizou a ajudar na limpeza deste bloco granítico. O bloco trabalhado à mão tem a imagem da cabeça de um homem. É desconhecido o escultor e data em que foi realizada a imagem.


Após a limpeza ao Relógio de Sol 
Munidos das ferramentas necessárias para este tipo de intervenção e acompanhados de uma brisa fresca da montanha, lá fizemos a limpeza do relógio que durou apenas 20 minutos. O resultado foi o esperado e agora já temos o “Relógio de Sol” de Germil asseado e sorridente.
Estado actual do Relógio de Sol de Germil 
Conforme transmitido pelos habitantes de Germil, o relógio servia para controlar o horário da partilha de água entre a aldeia de Germil e a aldeia de Sobredo. Todos os dias ao pôr-do-sol retiravam a tranca da levada para a água poder correr até a aldeia de Sobredo e as 11h00 do dia seguinte, controlando a hora através do relógio de sol, fechavam a tranca da levada para a água regar os campos de Germil de Baixo. E assim, este foi durante anos o processo de partilha de água com a utilização do “Relógio de Sol” de Germil.  

A nossa associação elabora visitas guiadas ao local.

Saudações montanheiras
Carlos Moreira
Fotos e texto de Carlos Moreira    

1 comentário:

  1. Grande limpeza amigo !!! Quem o viu e quem o vê agora !!! Parabens por mais esta iniciativa !!!Grande abraço
    Filipe Correia

    ResponderEliminar