terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Penedo do Sino

Numa das minhas caminhadas de reconhecimento pela aldeia de Germil tive a oportunidade de conhecer no café da aldeia um rapaz nascido em Germil, conhecedor da serra Amarela desde pequenino, que me contou que numa das encostas da serra existe um penedo que ao tocar com uma pedra produz um som parecido a de um sino. 

À caminho do Penedo do Sino - Ponte da Relva (origem romana)
No café encontravam-se alguns habitantes que confirmaram que o penedo realmente "dá um som parecido com o sino da igreja" Fiquei curioso com este facto e combinei com o rapaz no dia a seguir uma caminhada até ao local para podermos tocar ao sino em plena serra Amarela. 

Penedo do Sino 
O Penedo do Sino é um penedo parecido aos milhares que podemos encontrar na serra Amarela, mas que para os habitantes de Germil, este penedo é especial pois "dá um som parecido com o sino da igreja". Em conversa com os habitantes tentei desvendar quem teria dado o nome ao penedo e quem o teria descoberto e a resposta foi simples "não sabemos mas que lá existe existe". 

O pequeno orifício no Penedo do Sino, revela um penedo oco que ao bater com uma pedra produz um som (eco).
Ao chegar ao local não hesitei e lá rastejei pelo penedo munido de uma pequena pedra a imitar um badalo e ouviu-se um ...dlim...dlom...o penedo emitiu o seu som granítico e curiosamente "parecido com o sino da igreja".  

Claro esta que para um geomorfólogo, trata-se simplesmente de um bloco granitico afeiçoado pelos agentes de meteorização sendo assim apenas um maravilhoso afloramento natural. 
De regresso à Germil pela calçada
E assim se passou um dia mais nesta maravilhosa e mágica serra Amarela. 


Se estiveres interessado em conhecer Germil e as serras que a rodeiam,  a nossa associação elabora visitas guiadas. 

Não hesites em contactar. 

Saudações montanheiras 

Carlos Moreira 





1 comentário: